O valor necessário para a pavimentação de cerca de 2.800 metros da Estrada Municipal Yoneji Nakamura, uma via paralela à Estrada do Taboão, onde estão dezenas de empresas instaladas, vai custar cerca de R$ 5,5 milhões. Os valores foram divulgados pelo secretário municipal de Desenvolvimento, Osvaldo Bolanho de Faria, que participou da reunião da Associação Gestora do Distrito Industrial do Taboão (Agestab), realizada em 30 de abril.
Segundo Bolanho, a estimativa tem como base um levantamento realizado "há alguns anos" pela própria Prefeitura. "O prefeito autorizou a contração de um estudo para apontar os valores atualizados", disse. Ele afirmou que o objetivo é buscar verba no governo estadual para começar os trabalhos ainda neste ano.
No dia 8 de maio, o secretário municipal vai se reunir com representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. "Vamos abordar vários assuntos entre eles a possibilidade de liberação de recursos para melhorias no Taboão", resumiu.
"Nossa ideia é asfaltar a estrada em duas etapas", revelou o secretário. A primeira atingiria um trecho de 1.200 metros. O restante, a parte mais danificada, seria feito na fase final. "O mais difícil de uma pavimentação como essa não é o asfalto e sim o sistema de drenagem, por isso, precisamos atualizar a situação da topografia do local", afirmou Bolanho.
Negócios
As péssimas condições da estrada municipal têm prejudicado os trabalhadores, empresários e moradores. As empresas passaram a perder clientes, uma vez que os buracos impedem a chegada e saída dos caminhões. Além disso, a estrada conta com duas escolas e com a via danificada o transporte escolar também é afetado. Assim como os ônibus do transporte público.