Amanhã, Dia "D" da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, a Prefeitura de Mogi das Cruzes vai colocar à disposição 55 postos de imunização. Todos os postos de saúde e unidades do Programa Saúde da Família (PSF) estarão abertos para vacinar pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a 5 anos incompletos, gestantes, mulheres no período pós-parto e doentes crônicos. Outros 22 pontos, entre eles a praça Coronel Benedito de Almeida e supermercados da cidade, receberão equipes. A vacinação ocorre das 8 às 17 horas.
Os grupos atendidos neste ano somam 93.052 pessoas em Mogi das Cruzes. Deste total, a expectativa é vacinar pelo menos 74,4 mil, o que representa 80% do total. A vacina utilizada protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul, entre eles o da influenza A (H1N1). A principal orientação é para que as pessoas procurem os postos de vacinação neste sábado. "Preparamos uma ampla estrutura para facilitar o acesso dos munícipes, portanto esperamos imunizar o maior número possível no Dia D", afirmou o secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis.
A Campanha de Vacinação contra a Gripe começou nesta segunda-feira e prossegue até o dia 9 de maio. É importante ressaltar que a vacina não provoca gripe nas pessoas imunizadas, ao contrário do que algumas pacientes costumam questionar. "O que pode ocorrer é algum tipo de reação, como febre ou dor no corpo, mas em uma parcela muito pequena de vacinados", informa a médica da Vigilância Epidemiológica Municipal, Tereza Nihei, lembrando que a dose só não é recomendada para quem tem histórico anterior de reação grave ou alergia ao ovo. Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas pelo telefone 4798-6768.