Luana Nogueira
Da reportagem local
A partir das 9h30 do dia 28 de abril, o trecho entre as avenidas Japão e Julio Simões, em Brás Cubas, ficará interditado por causa das obras de drenagem que serão realizadas pela empresa responsável pelas intervenções no córrego dos Canudos. Elas terão a duração de 35 dias e os motoristas terão de utilizar rotas alternativas para desviar da área. Placas serão instaladas neste fim de semana para orientar os motoristas, além da implantação de um semáforo na avenida da Julio Simões, na altura da rua Pitanga.
Durante coletiva de Imprensa, o secretário municipal de Transportes, Nobuo Aoki Xiol, explicou que para orientar o trânsito serão instaladas 80 placas, quatro barreiras e três faixas. "Além das placas de orientação, teremos as reguladoras. Instalaremos temporariamente um semáforo para poder comandar o fluxo", acrescentou. Para os motoristas que trafegarão no sentido centro, o desvio será feito pela avenida Julio Simões, rua Pitanga, rua Santa Tereza e avenida Japão.
Para os condutores que seguirão sentido bairro, o desvio contemplará mais ruas. O motorista terá de passar pela rua Santa Tereza, rua Pitanga, avenida Julio Simões, rua Ivan Mendes Pinto, rua Mathatias Nogueira Novaes, rua Juvenal Philadelpho e avenida Japão. "A questão deste sentido é mais problemática, pois não há largura suficiente para passar dois carros e dar a possibilidade de retornar à avenida Japão de imediato, por isso que serão dois desvios no sentido para o bairro", disse.
Trânsito
Atualmente, em horários de pico, a avenida Japão chega a receber 4 mil veículos por hora e sete linhas de ônibus (112, 202, 203, 205, 206, 207 e 209) passam pela área; são 28 ônibus que realizam 621 viagens entre idas e vindas todos os dias. A alteração também vai interferir no trajeto feito pelos coletivos. Durante a interdição, algumas ruas do bairro terão sentido de mão única. São ao todo oito pontos que sofrerão com a alteração. Nesta primeira fase de interdição, agentes de trânsito e funcionários da empresa responsável devem orientar os motoristas. De acordo com Xiol, o tempo para o término das obras pode ser menor que os 35 dias. Representantes da Comgás, Vivo e Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae), devem acompanhar as intervenções.
O secretário municipal de Serviços Urbanos, Nilmar de Cássia Ferreira, esclareceu que a instalação do sistema de drenagem já estava previsto no projeto. "Ocorrerá a obra de drenagem já prevista no projeto original. Precisamos fazer a interligação da parte hidráulica das duas etapas. Esse é motivo pela drenagem estar sendo feita neste momento", disse. Uma segunda etapa de intervenções está prevista para o mesmo ponto, mas devem durar cerca de dez dias e contará com menos restrições. Ela deve ser realizada logo depois que a primeira fase for concluída.
Urbanização
A segunda etapa de obras do córrego dos Canudos está 70% concluída. A parte de pavimentação e drenagem está sendo finalizada e os operários trabalham na parte de iluminação, calçada e ciclovia. A expectativa é de que a obra seja entregue em 31 de agosto.