Edição 6637

Diretor Presidente
Sidney Antonio de Moraes
terça-feira
2 de junho de 2015

Edições anteriores

Cidade| Prevenção

6ª Caminhada do GAPC reúne 250 pessoas na área central da cidade

O alvo, mais uma vez, foi o sexo masculino que precisa se prevenir contra o câncer de próstata e o de testículo

Publicada em 17/04/14

Daniel Carvalho

Caminhada foi realizada por ruas da área central, alertando a população para o câncer masculino

Luana Nogueira
Da reportagem local

A 6ª Caminhada do Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer (GAPC) reuniu pelo menos 250 pessoas ontem na região central de Mogi das Cruzes. O evento foi organizado para conscientizar a população sobre a prevenção do câncer. Como no ano passado, o tema da caminhada foi o câncer masculino. Atualmente, o GAPC tem 2.910 pacientes cadastrados e 1.200 ativos. Durante o evento foram feitos diversos testes, como de câncer bucal, glicemia e pressão.

O grupo saiu do largo Bom Jesus e seguiu até o largo do Rosário pelas principais ruas do centro. Agentes da Secretaria Municipal de Transportes acompanharam todo o percurso, orientando os motoristas. A relações públicas do GAPC, Wal Triboni, informou que a prevenção do câncer masculino ainda sofre resistência. "Fizemos a campanha, mais uma vez, voltada para os homens, porque eles têm medo de saber se tem o câncer. Depois desta segunda campanha, temos recebido muitas ligações de homens pedindo informação", disse. O evento contou com a presença dos vereadores Caio Cunha (PV) e Emerson Rong (PR).

As pessoas que participaram doaram dois litros de leite. O alimento será revertido para os pacientes que são atendidos pela entidade, que não têm condições de comprá-lo. "Os cânceres mais comuns nos homens são o de próstata e o de testículo. O exame de prevenção deve ser feito a partir dos 40 anos. Mas se a pessoa sentir dores abdominais, urinar sangue, encontrar nódulos, mesmo que indolores, é preciso buscar ajuda médica".

Depoimentos
A caminhada realizada no ano passado pelo GAPC foi responsável por fazer o pai da presidente da Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mogi, Fernanda Guttierrez Fernandes, de 35 anos, fazer o exame que detecta o câncer de próstata. "Minha irmã teve câncer no cerebelo há três anos e desde então conhecemos o GAPC. No ano passado, viemos na caminhada e o meu pai, que tem 59 anos, resolveu fazer o exame. Descobrimos a doença precocemente e ele já está em tratamento. Talvez se meu pai não tivesse vindo na caminhada, poderia morrer sem saber da doença", alertou.
O aposentado Valter da Silva Costa, 65, fez questão de comparecer à caminhada. "Há sete anos fui diagnosticado com câncer de próstata. Agora, preciso tomar uma injeção que custa R$ 3 mil e o GAPC está me ajudando. Falo a todos os homens que conheço para fazerem o exame, não precisa ter medo ou vergonha, as mulheres fazem o exame de toque, por que não podemos?", destacou.



Leia também

Participação

Câmara lança 6ª edição do Parlamento Estudantil

A Câmara Municipal lançou na tarde de ontem o Parlamento Estudantil 2014.

Continue lendo...

Emergência

Corpo de Bombeiros ganha novo equipamento para conter incêndios

O 17° Grupamento do Corpo de Bombeiros de Mogi das Cruzes passará a ter mais um caminhão equipado com o sistema de espuma para atender às ocorrências de incêndio do Alto Tietê.

Continue lendo...

Festa de Páscoa na ABCC AT

Pacientes da Associação Beneficente de Controle do Câncer Alto Tietê (ABCC AT) e seus familiares participaram ontem de uma animada Festa de Páscoa.

Continue lendo...

Unidade em Mogi

Mauro Araújo se reunirá com representantes da PF

O vereador Mauro Araújo (PMDB) vai se reunir hoje com representantes da Polícia Federal (PF), em São Paulo, para solicitar a instalação de uma subsede em Mogi das Cruzes.

Continue lendo...

Capa do dia
Capa do dia

Google+

Publicidade