Edição 6637

Diretor Presidente
Sidney Antonio de Moraes
terça-feira
2 de junho de 2015

Edições anteriores

Cidade| Participação

Câmara lança 6ª edição do Parlamento Estudantil

Novo grupo começa a frequentar as sessões no início de junho; serão 46 alunos de níveis escolares diferentes, entre ensinos fundamental e médio

Publicada em 17/04/14

Divulgação

Projeto foi apresentado ontem e refere-se ao período de 2 a 6 de junho, mas as inscrições dos estudantes devem ser feitas até 16 de maio

Cleber Lazo
Da reportagem local

A Câmara Municipal lançou na tarde de ontem o Parlamento Estudantil 2014. Ele ocorrerá de 2 a 6 de junho. As inscrições dos projetos dos alunos poderão ser feitas até 16 de maio. Os escolhidos serão divulgados em 26 de maio. A cerimônia de lançamento da sexta edição teve a participação do presidente do Legislativo, Protássio Ribeiro Nogueira (PSD), e do vice, Mauro Araújo.
O parlamento deste ano será dividido em duas categorias: 23 estudantes a partir do 6º ano do ensino fundamental e 23 do ensino médio, mesma quantidade de vereadores da atual legislatura. Para participar, o aluno deverá preparar o trabalho de forma individual, obedecendo aos critérios do manual do candidato e apresentá-lo à escola. O manual, com o modelo que precisará ser seguido, está disponível no site da Câmara Municipal (cmmc.sp.gov.br). Cópias serão distribuídas nas escolas e também estarão à disposição na sede do Legislativo.
Os projetos de lei escolhidos pelas escolas precisarão ser protocolados na Câmara até 16 de maio. A instituição de ensino pode inscrever quantos alunos quiser. Ideias que já foram apresentadas em edições anteriores e que não foram selecionadas podem ser reapresentadas.

A escolha dos 46 participantes será feita pela comissão formada por representantes de diversos setores da Câmara. Os critérios para a seleção são: criatividade, originalidade, pertinência, respeito ao formato de projeto de lei, correção gramatical, concisão e clareza. Os nomes dos escolhidos serão divulgados no site do Legislativo.


Avaliações
"Neste ano, fizemos uma readequação. Agora, podem participar, além dos estudantes do ensino médio, alunos a partir do 6º ano do ensino fundamental e não a partir do 3º como era anteriormente. Nossa ideia é analisar a visão dos jovens e incentivar os debates", ressaltou Protássio Nogueira. O vice-presidente da Câmara espera que a maior quantidade das propostas seja formada por "projetos questionando os serviços públicos". "A Copa do Mundo e os protestos que estamos vendo terão influência direta. Se por um lado teremos ideias voltadas ao lazer e esporte, por outro, veremos muitos projetos com tons mais questionadores, o que será ótimo", avaliou Mauro Araújo.



Leia também

Prevenção

6ª Caminhada do GAPC reúne 250 pessoas na área central da cidade

A 6ª Caminhada do Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer (GAPC) reuniu pelo menos 250 pessoas ontem na região central de Mogi das Cruzes.

Continue lendo...

Emergência

Corpo de Bombeiros ganha novo equipamento para conter incêndios

O 17° Grupamento do Corpo de Bombeiros de Mogi das Cruzes passará a ter mais um caminhão equipado com o sistema de espuma para atender às ocorrências de incêndio do Alto Tietê.

Continue lendo...

Festa de Páscoa na ABCC AT

Pacientes da Associação Beneficente de Controle do Câncer Alto Tietê (ABCC AT) e seus familiares participaram ontem de uma animada Festa de Páscoa.

Continue lendo...

Unidade em Mogi

Mauro Araújo se reunirá com representantes da PF

O vereador Mauro Araújo (PMDB) vai se reunir hoje com representantes da Polícia Federal (PF), em São Paulo, para solicitar a instalação de uma subsede em Mogi das Cruzes.

Continue lendo...

Capa do dia
Capa do dia

Google+

Publicidade