Edição 6637

Diretor Presidente
Sidney Antonio de Moraes
terça-feira
2 de junho de 2015

Edições anteriores

Saúde| Descontrole

Casos de obesidade infantil são cada vez mais comuns a cada ano

Para diminuir a estatística, a Amil criou o Projeto 360 para conscientizar por meio de informações e ações práticas

Publicada em 09/02/14

Divulgação

A doença pode trazer muitas complicações médicas que podem ser levadas para a fase adulta

Bruna Costa
Da reportagem local

As novidades do mundo virtual, como games, redes sociais e novos aparelhos de celulares, estão cooperando para que, cada vez mais, as crianças se tornem obesas. Fatores genéticos, dietéticos, estilo de vida e ambientais também podem "ajudar" para que a criança fique acima do peso. Segundo a endocrinologista do Hospital Vitória, Karla Fabiana Brasil Gomes, todos estão vivendo uma epidemia de obesidade, onde 9% das crianças e adolescentes são obesos e 41% têm sobrepeso. E esse número tem aumentado muito. "Uma pesquisa recente, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou aumento de sobrepeso de 9% para 32% e obesidade de 3% para 17%. Já em relação à população geral, houve um crescimento de sobrepeso de 11% para 35%, de 1974 a 2009", destaca.


Projeto
Para diminuir esta estatística, a Amil Assistência Médica realiza o Projeto 360, que tem como objetivo a conscientização por meio de informações e ações práticas, para que a população saiba lidar com a situação e possa contribuir com a diminuição dos dados apontados pelo Ministério da Saúde, que indicam que uma em cada três crianças está acima do peso. "Estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmam a urgência de se combater a enfermidade, que, mundialmente, mata 2,8 milhões de pessoas", explica a pediatra e diretora de sustentabilidade da Amil, Odete Freitas.
De acordo com ela, o movimento vai colocar à disposição programas em escolas para reforçar a importância da prevenção desde o nascimento, apontando os riscos que a falta de cuidado com o peso podem trazer para uma criança. No site www.portalsaude360.com.br, é possível obter informações sobre alimentação, atividades físicas, entrevistas com especialistas, pesquisas e calendário com realização de eventos. Além disso, o endereço eletrônico traz um conteúdo específico para as crianças, por meio de uma parceria com a Nutri Ventures, que produz o desenho animado ´Nutri Ventures - Em Busca dos Sete Reinos´. "A animação tem um enfoque educativo sobre alimentação e amizade", conta.
Odete revela que a obesidade é umas das principais doenças desse século e, por isso, o tratamento é muito importante. "A obesidade infantil é uma situação clínica de prevalência crescente, causada por fatores genéticos e ambientais, e que se associa a várias complicações na infância e na idade adulta. O tratamento da obesidade na infância pode evitar complicações graves a longo prazo, porém o manejo nesta fase da vida é algo ainda mais difícil do que na idade adulta", acrescenta.
Para reverter esta situação, Karla completa que a mudança de alguns pontos, como fazer dieta, ter um estilo de vida saudável, praticar exercícios físicos regulares e o exemplo que os pais fornecem aos filhos desde cedo, são atitudes que auxiliam no combate à obesidade.
"O indicado é ter hábitos de alimentação saudáveis, pois carregamos para a idade adulta toda a educação alimentar que nossos pais nos deram. É importante sempre ter em casa alimentos mais saudáveis, como frutas, verduras e vegetais frescos. Importante também realizar as três refeições principais por dia e os lanches dos intervalos, além de limitar a ingestão de frituras, doces, refrigerantes e guloseimas em geral. O equilíbrio entre carboidratos, gordura e proteínas deve ser objetivado, bem como a adição de fibras. Em ocasiões como festas, aniversários ou um fim de semana pode-se abrir uma exceção, mas sempre com limites", conclui.



Leia também

Descontrole

Medidas comportamentais são as ideais

A obesidade infantil pode trazer uma série de complicações médicas e que podem ser levadas para a fase adulta.

Continue lendo...

Mulheres de Peito

A Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes aderiu ao Programa Mulheres de Peito, uma iniciativa do Governo Estadual que tem como objetivo detectar precocemente e garantir acesso ao tratamento do câncer de mama.

Continue lendo...

Capa do dia
Capa do dia

Google+

Publicidade