BÁRBARA BARBOSA
Da reportagem local
Os preparativos para a Virada Cultural Paulista 2010 em Mogi estão a todo vapor. A três meses do evento, a Secretaria de Cultura divulgou a programação completa das 24 horas ininterruptas de música, teatro, dança, artes plásticas, literatura e humor. Mais de 30 atrações mogianas foram incluídas ao programa (confira no quadro), que terá, ainda, a participação de artistas renomados, como o músico Almir Sater e a banda norte-americana Mudhoney, os quais chegam à cidade por meio da Secretaria de Estado da Cultura.
Programado para ocorrer simultaneamente em 29 cidades do Estado das 18 horas do dia 22 às 18 horas do dia 23 de maio, em Mogi o evento será dividido em cinco endereços: Teatro Vasques, praça Oswaldo Cruz, Avenida Cívica, Casarão do Carmo, Centro de Cidadania e Arte (Ciarte) e Catedral de Santana. Todas as atrações serão gratuitas.
Dentre os mogianos que se apresentarão, alguns já são conhecidos do público, como a Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes (Orsimc), o músico Mateus Sartori, a Banda Sinfônica Jovem Mario Portes, os Canarinhos do Itapety e os grupos tea-trais Mágicos Intérpretes, Cia. do Escândalo e Núcleo de Artes Cênicas do Serviço Social da Indústria (NAC). A dança, o circo, as artes plásticas e a literatura também terão seus representantes mogianos, além de outros músicos e bandas. Já o grupo de cultura popular Jabuticaqui é da cidade, porém, está inserido na programação fornecida pelo Estado.
Segundo o secretário de Cultura José Luiz Freire de Almeida, o número de artistas locais interessados em se apresentar na Virada Cultural foi muito grande, superando as expectativas. "O critério de seleção que utilizamos foi a análise do material que cada artista nos forneceu. Procuramos também contemplar todos os segmentos e acredito que este ano vamos atingir nosso objetivo. A Virada Cultural está sendo preparada com bastante antecedência e o foco é uma programação eclética", disse.