Edição 6637

Diretor Presidente
Sidney Antonio de Moraes
terça-feira
2 de junho de 2015

Edições anteriores

Cidade| Morte

Refugiada da Palestina morre de pneumonia

Nusha El Loh, que vivia havia três meses em Mogi, não teria tido assistência adequada da Cáritas Diocesana, tanto na recepção à cidade como na internação, segundo seu filho

Publicada em 29/07/09

Jamile Santana
Da reportagem local

Após viver o drama dos conflitos entre muçulmanos e judeus na Faixa de Gaza e buscar refúgio em Mogi das Cruzes, morreu na noite da última segunda-feira, Nusha El Loh, de 65 anos. Ela chegou à cidade há três meses com um grupo de refugiados atendidos pelo Programa de Reassentamento Solidário do governo federal. A família, que fala e entende poucas palavras em português, teve dificuldades em liberar o corpo da muçulmana, que deu entrada na Santa Casa de Mogi das Cruzes no domingo com quadro grave de pneumonia e diabetes. Nusha foi enterrada no Cemitério Islâmico de Guarulhos.
Na tarde de domingo, Nusha começou a sentir forte indisposição e foi levada pelos parentes à Santa Casa. Lá, realizou diversos exames, constatando a pneumonia avançada e alta taxa de diabetes no sangue, o que prejudicou o tratamento. Por volta das 20 horas de ontem, Nusha, que estava debilitada e entrou em coma, sofreu choque cardiogênico e não resistiu.
Sem se comunicar em português e com dificuldade de conseguir liberar o corpo de sua mãe e arcar com as despesas do translado (cerca de R$ 1,5 mil), o filho Hossan Hejazi Khalil El Loh, com quem a muçulmana morava, ligou para a Cáritas Diocesana de Mogi das Cruzes para que enviassem um tradutor, mas o pedido não foi atendido. "Liguei lá e disseram que era para eu me virar, que o problema era meu", contou. Hossan entrou em contato com o Comitê Autônomo de Solidariedade ao Povo Palestino - Organização não-governamental- para obter auxílio no hospital. De acordo com um dos membros do comitê, a historiadora Ivone Marques Dias, os médicos que atenderam a refugiada deram todas as explicações e esclarecimento sobre o que havia acontecido. "Todos foram muito atenciosos e fizeram o que podiam para tentar salvar Nusha. Mas, infelizmente, os refugiados foram esquecidos pelas autoridades".
A despesa com o traslado do corpo, que foi enviado ao Cemitério Islâmico de Guarulhos, foi paga por membros da Mesquita da Sociedade Cultural e Beneficente Islâmica de Mogi das Cruzes.



No chão
De acordo com familiares e amigos de Nusha, ela estaria dormindo diretamente no chão, sem cobertor suficiente para protegê-la do frio dos últimos dias. "Nós não temos condições de comprar uma cama para ela. Já pedimos ajuda para o Cáritas, mas ninguém ouve. Os médicos disseram que era para minha mãe estar viva, se tivesse recebido a assistência que precisávamos desde quando chegou aqui. Perdi muitos irmãos, mas lá havia uma causa, a guerra. Viemos pra cá para nos salvar e não morrer de graça". (Leia mais em matéria abaixo).



História
A refugiada Nusha e o filho Hossan ficaram dez anos sem se ver, por conta dos conflitos na Faixa de Gaza. "Lá, quando as tropas do Exército de Israel invadiam as casas e bombardeavam tudo, as famílias se separavam. É o caso deles, que ficaram dez anos sem se ver. O Hossan também só encontrou com o filho dele, aqui no Brasil", explicou Mauro Aguiar, integrante do comitê de apoio aos palestinos.



Leia também

Personagens das ruas

"Eu quero ficar aqui. Não adianta a Kombi querer me levar embora"

Mogi das Cruzes está cheia de moradores de rua.

Continue lendo...

Mais médicos

Atendimento é ampliado em postos de saúde

Para atender ao aumento da demanda registrada nos últimos dias em função das dúvidas e preocupações da população sobre a gripe suína, a Prefeitura de Mogi colocará um médico a mais à disposição da população em cada uma das seis unidades de maior movimento: Jardim Universo, Jundiapeba, Vila Suissa, Jardim Camila, Santa Tereza e Vila Natal.

Continue lendo...

Vicinais

Bertaiolli assina convênios para obras em estradas

Mogi das Cruzes receberá investimentos de R$ 21.8

Continue lendo...

Capa do dia
Capa do dia

Google+

Publicidade