Jornal Mogi News
Cidade | Tradição
» Publicada em 21|05|08
Entidade preserva raízes nordestinas
Associação promoverá uma festa com o objetivo de arrecadar fundos para construção de um galpão na sede em César de Souza
Maurício Builcatti
Silva: Cultivar as tradições
Ludmila Santos
Da reportagem local

A Associação dos NORDESTINOs de Mogi das Cruzes realiza no próximo mês a 1ª Festa Nordestina, que, além de animar a cidade com muito forró, apresentações de repente, danças e comidas típicas, vai ainda angariar fundos para a ampliação da sede da entidade em César de Souza e ajudar o Fundo Social de Solidariedade.

O evento será realizado no dia 21 de junho, no Sítio do Pedrinho -localizado na rua Camboatã, número 200, no Jardim Planalto -, a partir das 20 horas. Os ingressos, que ainda não estão à disposição, serão vendidos a R$ 5, de acordo com o diretor-geral e um dos idealizadores da associação, o cearense Carlos Alberto da Silva. "Queremos oferecer preços populares para que todos possam participar: paulistas, mineiros, gaúchos, cariocas ou capixabas."

A diretoria da entidade já está em busca dos artistas que animarão a festa com apresentações de música e dança. No cardápio, não faltará mocofava (caldo de mocotó com favada), sarapatel e o famoso aracajé baiano. A festa contará ainda com um plantão de cadastramento para que novos associados participem das atividades da entidade.

Sonho

A Associação dos NORDESTINOs foi idealizada por um grupo de amigos vindos de vários Estados do Nordeste e nasceu do sonho do grupo de cultivar suas tradições em Mogi. "Vim para cá, pois só ouvia coisas boas de Mogi. No entanto, senti falta da música e da comida típica do Nordeste, algo fácil de ser encontrado na capital, mas não aqui. Por isso decidimos nos reunir", contou Silva. Após morar 24 anos em São Paulo, ele se mudou para Mogi, onde está há cinco anos.

Apesar de ter sido fundada em setembro de 2007, a associação só foi registrada oficialmente em cartório no mês passado. Agora, a diretoria está em busca de recursos para construir um galpão na sede, onde serão realizados encontros entre os associados aos domingos. "Precisamos de R$ 5 mil para realizar a obra, e a festa será uma das formas de capitalização de recursos. Porém, nossa intenção é reverter parte dessa verba para o Fundo Social. A associação é uma confraria, e também queremos ajudar o próximo". A sede da entidade está localizada na rua Adolf Lutz, 999, em César de Souza.