Cães são treinados diariamente em diversas áreas da região, onde ocorrem simulações de acidentes e resgates, trilhas e outras atividades
O Instituto Brasileiro de Busca, Resgate e Salvamento com Cães tem o objetivo de prestar apoio aos departamentos da Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros na busca de vítimas de acidentes naturais, além de auxiliar em terapias.
Implantado em Mogi das Cruzes desde abril deste ano, o instituto é a única entidade civil que realiza este tipo de trabalho com cães em todo o Estado de São Paulo. Atualmente, conta com 11 cachorros, sendo dois 100% treinados e em perfeitas condições de atenderem ocorrências de resgate.
De acordo com a diretora e fundadora do instituto, Alessandra Rodrigues Aleagi, também são realizados cursos mensais de adestramento. Durante o curso, a diretoria operacional avalia todos eles para que possam se tornar futuros cães de resgate ou terapia. Caso a avaliação seja positiva e o dono autorizar, o cachorro passa a ser membro do instituto para auxiliar nas ações de salvamento da região.
Para participar dos cursos, que têm duração de um mês e são realizados às segundas, quartas e sextas-feiras, das 19 às 20 horas, no Clube Vila Santista, basta fazer a inscrição e levar dois quilos de ração. O valor do curso é bastante acessível e dá direito a uma camiseta, certificado para o dono e para o cão e apostila. "Nesta semana iniciam as inscrições para as turmas de setembro", informa. O instituto foi criado inspirado na associação americana "American Rescue Dog Association".