Jornal Mogi News
Região | Projeto
» Publicada em 25|07|09
Guararema pode ter trem turístico até o fim de 2010
Implantação depende de aprovação da Agência Nacional de Transportes Terrestres e da MRS, que detém concessão do governo federal para explorar trecho de 5 quilômetros
Amilson Ribeiro
Centro: A atual estação será um dos locais por onde a locomotiva passará
Bras Santos
Da região
O prefeito de GUARAREMA, Márcio Luiz Alvino de Souza (PR), afirma que a prefeitura vai trabalhar com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a transportadora MRS Logística para garantir, até o fim de 2010, a implantação de um trem turístico entre o centro da cidade e o bairro Luiz Carlos, que faz divisa com Mogi das Cruzes.
A implantação do projeto turístico foi prevista na revisão do Plano Diretor, realizada em 2006, quando a prefeitura era comandada por André Luiz do Prado (PR).
"O nosso objetivo é colocar uma locomotiva e dois ou três vagões, que transportarão os turistas", destaca o prefeito. Atualmente, esse trecho de via férrea, que tem cinco quilômetros, é utilizado pelos trens de carga da MRS Logística. A empresa tem a concessão do governo federal para explorar a linha.

Márcio Alvino diz que não espera enfrentar resistências por parte da MRS, empresa que foi acionada na Justiça pelo ex-prefeito André do Prado, que queria mais investimentos da concessionária no reforço da segurança nas passagens de nível do município. "A prefeitura obteve duas vitórias judiciais nesse processo e avalio que todas as dificuldades já foram superadas. Vamos trabalhar com a Agência Nacional e com MRS para garantir esse trem de turismo que tem tudo a ver com o nosso projeto desenvolvimento para a cidade". Ainda de acordo com o prefeito guararemense, a implantação do trenzinho exigirá muito trabalho da prefeitura, incluindo a restauração, pelo menos parcial, da estação de Luiz Carlos que está em péssimas condições de conservação.


MRS Logística
O gerente de Concessões da MRS Logística, Sérgio Henrique Carrato, disse que a implantação do trem turístico é viável. "Depois de aprovado pela agência, o processo chegará para a MRS, que poderá ou não ratificar o projeto. Mas a empresa está aberta para avaliar as propostas".