Márcio Siqueira
Gratidão eternaUma fonte bem informada assegura: o prefeito Marco Bertaiolli (DEM) usou todas as armas para barrar a implantação do Centro de Progressão Penitenciária no município. Fez isso dentro de seus limites e com todo cuidado: ele não poderia bater de frente com o governo José Serra (PSDB), o grande mecenas de sua administração.
Sem espinhasBertaiolli caminhou na corda bamba. Procurador dos interesses da cidade, ele não poderia vestir a camisa do time do Cadeião, mas não seria prudente ter um acesso adolescente de rebeldia contra um governo que só o ajuda administrativa e politicamente.
Barrados no baileA única equipe de reportagem presente à Secretaria de Administração Penitenciária, situadas nas proximidades do demolido presídio do Carandiru, foi a do Mogi News. Por ordem do secretário Lourival Gomes, a repórter Noemia Alves e o fotógrafo Amilson Ribeiro esperaram na recepção.
ContrabandoAs presenças autorizadas pela SAP na audiência eram apenas duas: a de Bertaiolli e a do presidente da Câmara, Nabil Safiti (DEM). O vereador Olimpio Tomiyama (PTB) e o ex-vereador Benedito Faustino Taubaté Guimarães (PMDB) entraram de contrabando, autorizados posteriormente, a pedido do prefeito.
Implante japonêsSegundo Nabil, ele teria pego uma carona com Olimpio. Conforme informação do parlamentar libanês, o vereador nikkei teria ido a São Paulo por outro motivo: fazer uma manutenção num implante.
É mais em cimaQuestionado pela repórter Noemia Alves sobre o local do implante de Olimpio, Nabil, a priori, não quis revelar. "É alguma coisa no coração?", indagou Noemia. "Não, é mais embaixo", respondeu, brincando, o vereador. Depois, elucidou: "É mais em cima. Trata-se de um implante dentário".
De paraquedasNinguém entendeu a chegada afoita e a pé, com uma maleta preta na mão, de Taubaté, que há um mês desenvolve trabalho numa diretoria da Secretaria de Serviços Urbanos. Do nada, a cabeça de Taubaté apareceu na SAP para todo mundo ver.
Ao pé do ouvidoPrimeiro motivo: Taubaté teria ido conversar com Bertaiolli acerca de um grande empresário disposto a investir na cidade. A última vez que isso aconteceu deu confusão. Era fim de 2006, e a multinacional BS Coway, fabricante de pneus reaproveitados, foi trazida à cidade pelas mãos do então vereador.
"Tô fora"Às vésperas da eleição para a mesa da Câmara, havia quem espalhasse que Taubaté seria candidato, com o apoio da multinacional. Para não ficar mal na fita, ele desbaratinou da disputa e a empresa desistiu de se instalar em Mogi.
Por escritoA razão principal de Taubaté estar na SAP seria um relatório, requisitado a ele pelo prefeito, que concluía pela impossibilidade técnica, econômica e política de se instalar o Cadeião no Cocuera. O Taboão, no entanto, era outros quinhentos.
O pulo do gatoO álibi do governo para enfiar o CPP goela abaixo da cidade foi a troca do lixão pelo Cadeião. Desapropriando-se a área de Domingos Lerário, na qual a Construtora Queiroz Galvão ainda insistia em implantar seu aterro, dá-se uma aura de justificativa. Troca-se o seis do lixão pela meia-dúzia do Cadeião. E estamos conversados.
Piada prontaNada é por acaso: o motorista que levou Bertaiolli à sede da SAP é um antigo e conhecido funcionário da Prefeitura, ex- protegido do finado prefeito Waldemar Costa Filho, ninguém menos do que Chico Louco.
Almoço chiqueApós a reunião, com Chico Louco e tudo, Bertaiolli seguiu para outro compromisso na capital. Iria almoçar com o secretário do Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif Domingos. Na pauta, além da fraterna amizade entre os dois, a vinda a Mogi da Caravana do Empreendedorismo, no dia 19 de junho.
(Ir)Responsável técnico A Câmara descobriu anteontem o que todo mundo já sabia há tempos: o "engenheiro" (ir)responsável pelas obras mal rea-lizadas na estrada velha de Sabaúna, no ano passado, foi o biólogo e então supersecretário Aroldo da Costa Saraiva.
O galãO jornalista
ERIC FUJITA, ex-Mogi News, virou garoto-propaganda de um comercial do Diário de S.Paulo em rede nacional. Fujita, que é profissional do grupo, faz sua primeira experiência como galã das telinhas.
Bertaiolli divinoDepois da missão impossível enfrentada ontem na reunião da SAP, Bertaiolli deve relaxar hoje à noite. Seguindo os passos do antecessor, Junji Abe (PSDB), o atual prefeito vai servir afogado na quermesse da Festa do Divino. Promete não derrubar cumbuca em ninguém.