As obras para implantação de acostamentos, três rotatórias e recuperação do asfalto numa extensão de dez quilômetros da rodovia Engenheiro Cândido do Rego Chaves (
SP-39), conhecida como estrada das Varinhas, serão concluídas até o final deste ano. A confirmação desse prazo foi feita no início da tarde de ontem pelo superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), o engenheiro Delson Amador, e por representantes da empreiteira Kamilos, vencedora da concorrência pública para a execução dos serviços.
A licitação foi aberta em 2008 após vários anos de reivindicações de lideranças políticas e da sociedade para que a estrada (uma das mais perigosas da região) fosse recuperada e ganhasse trevos em pontos considerados críticos.
Com o início das obras, a expectativa dos moradores de Jundiapeba e de líderes políticos e da comunidade, que participaram do lançamento do pacote de melhorias, é de que os milhares de motoristas, ciclistas e pedestres que utilizam diariamente o acesso terão mais segurança.
Para fazer as obras na via que serve de ligação entre Jundiapeba e vários bairros rurais de Mogi e com a cidade de Suzano (no distrito de Palmeiras), a Kamilos deverá receber pouco mais de R$ 19 milhões.
De acordo com o engenheiro José Luiz Cavalieri, gerente da empreiteira Kamilos, entre 60 e 80 funcionários serão contratados para a execução dos serviços. Ele observou que os trabalhos começarão pela implantação de um trevo na entrada para o Hospital Arnaldo Pezzuti e acesso aos escritórios do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE).
A terraplenagem para a construção desse retorno no quilômetro 47,4 da rodovia já foi iniciada: "O canteiro de obras será instalado nessa região e, além da rotatória, vamos trabalhar também na implantação dos acostamentos no primeiro trecho da estrada e recuperação do pavimento. Para essa fase da obra, o trânsito será parcialmente interditado numa das faixas. (B.S.)