À vista: Corte do mato melhorou a visibilidade da sinalização na rodovia Engenheiro Candido Rego Chaves
Maria Izabel Bazani
Da reportagem local
As tão esperadas obras na rodovia Engenheiro Candido Rego Chaves (SP-39), a Estrada das Varinhas, ainda não começaram. A previsão era de que o recapeamento e a implantação de novos acessos fossem iniciados no mês passado. Até agora, funcionários da construtora Kamilos trabalhavam apenas no corte do mato ao longo do acostamento. Segundo o Mogi News apurou, as melhorias no asfalto não devem ser feitas antes de março. A reportagem entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), mas até o fechamento dessa edição o órgão não havia informado como está o cronograma das obras.
Em janeiro foi publicado o edital convocando a Kamilos para assinar o contrato com o órgão estadual. Desde então, a expectativa era de que, ainda naquele mês, as obras fossem iniciadas. Até agora foram colocadas em prática apenas medidas paliativas.
Além do recapeamento da pista entre os quilômetros 45,4 e 62,1, está programada a pavimentação dos acostamentos entre os quilômetros 45,5 e 51,8, no acesso ao Hospital Doutor Arnaldo Pezzuti Cavalcanti. Há ainda a implantação de três dispositivos de acesso, um deles na altura do Jardim Nove de Julho, no quilômetro 52.
Em alguns trechos da SP-39, a pavimentação cedeu, abrindo buracos ao longo da rodovia. Em outros, o tráfego de caminhões pesados castigou o asfalto, causando depressões. Além disso, a via está toda remendada, em função de serviços emergenciais de tapa-buracos.
A Estrada das Varinhas é muito utilizada por moradores de propriedades rurais e também do distrito de
QUATINGA e de bairros como Barroso. Quem castiga mesmo a pavimentação são os caminhões pesados, que circulam diariamente nas empresas instaladas no perímetro e também por áreas agrícolas.
Sem visão
O mato alto e a falta de acostamento prejudicam também quem circula a pé ou de bicicleta. A vegetação tomou conta do local e em alguns trechos encobriu completamente as placas que indicam o quilômetro por onde se está passando e também limites de velocidade ou advertências de curvas perigosas. Ontem, funcionários da Kamilos já havia limpado boa parte da estrada. Em janeiro, o DER divulgou que a estimativa para a conclusão das obras era de oito meses. O projeto da concorrência está orçado em cerca de R$ 20 milhões.