Prédio já está pronto para receber os 80 alunos do primeiro curso de Redes de Empresas, Associativismo e Cooperativismo no Agronegócio da nova faculdade
Leandro Dilon
Da reportagem local
O antigo prédio do Cefam, no bairro do Mogilar, já está pronto para receber os 80 alunos do primeiro curso de Redes de Empresas, Associativismo e Cooperativismo no Agronegócio da nova Faculdade de Tecnologia (
FATEC) de Mogi das Cruzes. Serão duas turmas, uma no período da tarde e outra da noite. Os equipamentos para as aulas práticas, no entanto, serão instalados apenas na semana que vem.
Segundo o diretor interino da
FATEC, Ronaldo Palaia, o prédio do antigo Cefam passou por uma reforma geral e já está pronto para receber os alunos. "Tudo o que era preciso foi feito, desde a pintura até a aquisição de carteiras. O local está bem agradável e acreditamos que será um sucesso. O vestibular foi muito disputado, conseguimos preencher todas as vagas e deve trazer muitos benefícios para a região". A nomeação do diretor que comandará a Faculdade de Tecnologia deve ocorrer hoje ou no dia da inauguração (segunda-feira).
Além de Mogi, outros municípios que passaram a contar com uma nova
FATEC no segundo semestre, como Bauru, Bragança Paulista, Catanduva, Franca, Lins e São Sebastião, também darão início às atividades no próximo dia 15.
Em Mogi, a
FATEC está instalada na antiga sede do Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério (Cefam), que foi transferida recentemente da Secretaria de Estado da Educação para a pasta de Ciência e Tecnologia. O imóvel, instalado no bairro do Mogilar, tem 2.800 metros de construção e 6.600 metros quadrados de área total.
Na parceria entre município e Estado para a implantação da unidade, coube ao Centro Paula Souza a elaboração do projeto pedagógico dos cursos, o acompanhamento do processo seletivo, a contratação de professores, a compra de mobiliário e equipamentos. A Prefeitura ficou responsável pela reforma e a adequação do prédio.
O curso
Segundo o Centro Paula Souza, que administra as
FATECs, o tecnólogo da área de agronegócio é um profissional capaz de empreender novos negócios, dentro ou fora da propriedade rural, em atividades agrícolas, pecuárias, agroindustriais ou fornecedoras de bens e serviços, agregando valor aos produtos primários e tornando viáveis economicamente propriedades agropecuárias, conduzindo com sucesso equipes de pessoas, no seu próprio negócio ou liderando empreendimentos de terceiros.
É capaz de definir estratégias para o aumento da produtividade e planejar, organizar e gerenciar empreendimentos de agronegócio, desenvolvendo atividades de pesquisa, ensino e extensão nas empresas rurais, agroindustriais e outras entidades envolvidas no processo agropecuário.
Pode atuar na produção dos recursos primários (plantando culturas ou criando animais) e no gerenciamento da propriedade agropecuária (montando a infra-estrutura da propriedade, gerenciando recursos humanos, comercializando a produção agropecuária).
É capaz também de beneficiar produtos de origem vegetal ou animal, podendo empreender novos negócios de agroindústria e detém conhecimentos necessários à comercialização da produção, dentro de uma visão de cadeia produtiva de agronegócio.
Pode, ainda, atuar como consultor ou operador de bolsas de negócios. Outra possibilidade de atuação é como pesquisador e docente na área de agronegócio.