O XIV Jogos Regionais do Idoso (Jori), começa no dia 7 e vai até o dia 11 de abril, em Mogi. A competição vai contar com representantes de 59 cidades da Grande São Paulo, litoral e Vale do Paraíba. Ao todo, serão 13 modalidades disputadas: atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, truco, voleibol, tênis de mesa e xadrez, essas duas últimas incluídas recentemente ao projeto, que foi criado em 1997 durante o governo Mário Covas.
E onde está o futebol e o basquete? Segundo o secretário-adjunto Frederico Abib, da Secretaria Municipal do Esporte de Mogi, não haveria problemas em incluir estas modalidades, porém, quem decide é o Estado.
Para Dagoberto Azevedo, de 42 anos, chefe da delegação de Caraguatatuba, existe um bom motivo para o veto desses esportes. "O futebol é um esporte de muito contato e a ideia primordial é a integração da melhor idade. Creio que esta seja a razão para o veto".
Esta será a primeira etapa do Jori, que é dividido em seis regiões. A próxima fase será em junho, com o enfrentamento dos melhores colocados de cada região. "A parte amistosa terminou no congresso técnico no Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe). Quando os jogos começam, ninguém pensa em perder", afirmou Abib. (R.B.)