O Corpo de Bombeiros realizou, anteontem, um teste de navegabilidade no rio Jundiaí, no trecho que corta o distrito mogiano de Jundiapeba. A atividade faz parte do processo das obras de dessasoreamento do rio, iniciadas em junho deste ano pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Saneamento e Energia, em parceria com a Prefeitura de Mogi das Cruzes.
O objetivo do teste realizado pelos bombeiros, segundo explicou ontem o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Romildo de Pinho Campello, era verificar se o rio comporta ou não a navegação de um barco. "Os resultados foram positivos. O nível da água, depois do teste, era bom e a facilidade relatada pelos bombeiros nos remete a uma boa avaliação do teste", explicou o secretário. E acrescentou: "Agora, daremos continuidade nos procedimentos para a retirada dos detritos".
As obras no Jundiaí, de acordo com informações do secretário, seguem dentro do cronograma estabelecido e poderão ultrapassar a expectativa inicial de retirada de aproximadamente 50 mil metros cúbicos de detritos.
"Já atingimos a meta, agora temos de trabalhar mais para concluirmos o trecho que resta e finalizarmos os serviços até o final do ano", acrescentou o secretário do Verde.
ResultadoA forte chuva que caiu sobre a cidade na última terça-feira, e que provocou alguns pontos de alagamento no município, foi citada pelo secretário como um exemplo do bom trabalho feito no local. "Uma enchente certamente teria sido causada se o grande volume de detritos não tivesse sido retirado", assegurou. (N.R.)