Edição 6637

Diretor Presidente
Sidney Antonio de Moraes
terça-feira
2 de junho de 2015

Edições anteriores

Cidade| Presente de aniversário

Avenida Yoshiteru Onishi é inaugurada

Nova entrada da cidade conta com uma ciclovia de 2,5m de largura e pista de caminhada com piso especial para deficientes visuais

Publicada em 01/09/09

Amilson Ribeiro

Melhorias: Duplicação da avenida Yoshiteru Onishi promete melhorar o trânsito na nova entrada da cidade

Jamile Santana
Da reportagem local

A população de Mogi das Cruzes recebe hoje, no aniversário de 449 anos da cidade, a duplicação da avenida Yoshiteru Onishi, no Mogilar. A via marginal, que será a nova entrada do município, será inaugurada às 11h30 e, em seguida, o Monumento à Bandeira de Mogi, na praça Kazuo Kimura (leia mais nesta página).

A cerimônia de inauguração contará com a presença de diversas autoridades mogianas, entre elas o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM). Após o evento, a avenida ficará liberada para o trânsito.

As obras de duplicação começaram em janeiro, com a canalização do córrego Lava-Pés. Além da nova pista, a Yoshiteru Onishi recebeu uma série de novos equipamentos, como uma ciclovia de 2,5 metros de largura e 750 metros de extensão, atendendo às determinações técnicas do Código de Trânsito Brasileiro, e uma pista de caminhada com solo podotátil com 750 metros de extensão. O piso auxilia os deficientes visuais, que podem caminhar com as guias em linha reta. A infraestrutura do espaço público conta também com iluminação especial, arborização e grade de proteção no entorno do Lava-Pés. O investimento na obra foi de R$ 14 milhões.

Os empreendimentos vão melhorar o trânsito entre a praça Kazuo Kimura e a avenida Carlos Baratino e prevenir enchentes, já que o Lava-Pés terá maior vazão, facilitando o escoamento da água e prevenindo inundações na extensão do córrego. A Prefeitura de Mogi ainda não tem a estimativa de quantos veículos devem trafegar na via que será uma das entradas da cidade.


Personalidade
Yoshiteru Onishi nasceu em 3 de novembro de 1940, na província de Miyazaki, no Japão. Ao completar 17 anos, foi adotado pela família Onishi e passou a usar o novo sobrenome. Em 1957, com os filhos de Yoshizo e Tomiko Onishi, imigrou para o Brasil, radicando-se na colônia Ipelândia, em Suzano.

Em setembro de 1970, sua habilidade como empresário se destacou e Yoshiteru tornou-se um dos melhores empresários da região, abrindo a luxuosa churrascaria Cascata, onde teve como ilustre visitante o ex-presidente João Figueiredo. Pai de três filhos e uma filha, morreu em 16 de junho de 1983, aos 43 anos.



Leia também

Frase...

"Acredito que esses recursos sairão ainda durante este mandato".

Continue lendo...

Inauguração

"Com o hospital, tudo que precisar fazer, farei aqui. É uma maravilha"

Durante a inauguração do Hospital do Câncer, pacientes, ex-pacientes e pessoas que conhecem ou conheceram alguém que já fez tratamento ou cirurgia contra o câncer demonstraram grande satisfação e alegria porque agora quem precisa não terá mais de se deslocar para outros municípios, São Paulo principalmente.<

Continue lendo...

Cultura

Banda de jazz faz show grátis em praça

Mogi das Cruzes será palco hoje de vários eventos relacionados à cultura.

Continue lendo...

Capa do dia
Capa do dia

Google+

Publicidade