Jamile Santana
Da reportagem local
Há menos de uma semana da volta às aulas, uma aluna da rede municipal de ensino de Mogi foi retirada da sala de aula com sintomas de gripe A. A estudante do Centro de Apoio Integral à Criança (Caic) Benedito Ferreira Lopes, na Vila Lavínia, passou a tarde de ontem em observação no Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo e está bem. A suspeita foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde, que orienta os alunos com sintomas da gripe suína a não frequentarem as aulas.
A estudante teria apresentado os sintomas na sala de aula. Após reclamar de dor e febre, foi levada à enfermaria da escola e, posteriormente, encaminhada ao Hospital Luzia de Pinho Melo. A garota não teve nome e idade revelados.
De acordo com dados da secretaria, a aluna realizou uma série de exames para identificar se trata-se de um novo caso do vírus Influenza A (H1N1). Até o fim da tarde, o setor não havia sido notificado da necessidade de introdução do medicamento Tamiflu no tratamento da criança. O resultado dos exames deve ficar pronto nos próximos dias.
NúmerosApesar da suspeita, a situação em Mogi não sofre alterações, pois a Secretaria Municipal de Saúde não está fazendo a contagem de casos suspeitos. O setor segue no monitoramento de casos onde os pacientes foram internados com sintomas da gripe, um total de 28 pessoas desde o início de agosto.
No último dia 19, o número de casos confirmados da doença no município subiu para 17. Ontem, a Secretaria de Saúde recebeu do Instituto Adolfo Lutz o resultado de seis exames descartando a confirmação da gripe suína.