Edição 6637

Diretor Presidente
Sidney Antonio de Moraes
terça-feira
2 de junho de 2015

Edições anteriores

Cidade| Moradia

Chacareiros pedem apoio a vereadores

Publicada em 12/08/09

Fotos Marcelo Alvarenga

Protestos: Moradores querem mais ação dos vereadores mogianos

Dezenas de membros da União das Associações Pró-Moradia Digna e Defesa do Meio Ambiente de Mogi das Cruzes compareceram ontem à Câmara para pedir o apoio dos vereadores nas negociações que vêm sendo feitas junto ao Executivo para acomodação das mais de 1,3 mil famílias de moradores da área da Mineradora Itaquareia, no Conjunto Santo Ângelo. Atualmente, a Prefeitura e as associações encontram-se em um impasse em torno do tipo de moradia que será construído para transferência desta parcela dos chamados chacareiros.

O grupo fez um pequeno protesto durante a sessão ordinária de ontem. De acordo com os relatos, os chacareiros haviam combinado com o presidente Nabil Safiti (DEM) uma suspensão da sessão para que pudessem fazer uso da palavra. Porém, no fim da tarde de segunda-feira, receberam a informação de que não seriam mais recebidos no plenário. "O povo somos nós, queremos ter voz", gritaram alguns em coro.

Diante dos protestos, Nabil formou uma pequena comissão de vereadores que recebeu o grupo após a sessão no auditório do prédio anexo. Os chacareiros reivindicaram o apoio dos vereadores para que a Prefeitura construa casas para a transferência das famílias que não são produtoras. Inês Paz afirmou que este era um compromisso assumido pelo prefeito Marco Bertaiolli (DEM) tanto durante a campanha quanto durante o início do mandato.
O impasse ocorre porque os representantes da Prefeitura têm afirmado que serão construídas "unidades habitacionais". Os chacareiros, por outro lado, querem garantir a construção de casas. Questionado pelo Mogi News, Bertaiolli voltou a afirmar ontem que aguarda que a associação apresente um levantamento próprio das famílias consideradas em estado de "interesse social" para que seja definido que tipo de moradia será construído. "O processo está parado porque há cem dias eles se recusam a entregar esse cadastramento". (J.G.)



Leia também

Frases...

"O governo do Estado vai ter de colocar R$ 1,7 bilhão nessa obra, então o dinheiro não sai só do usuário, sai de quem não usa também.

Continue lendo...

Meio ambiente

Câmara discute solução local para lixo

A sessão ordinária de ontem, na Câmara, foi marcada pelos discursos fervorosos dos vereadores mogianos a respeito da necessidade de que Mogi das Cruzes encontre uma solução para a destinação final do lixo do município.

Continue lendo...

Epidemia

Confirmada morte de bebê de um ano por gripe A na cidade

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou ontem a primeira morte de um morador de Mogi por gripe A (H1N1 ou gripe suína).

Continue lendo...

Dia dos País

Consumidores recebem prêmios da ACMC hoje

A Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) entrega hoje, às 11 horas, no largo do Rosário, as 50 cestas de presentes da campanha Dia dos Pais Premiado.

Continue lendo...

Capa do dia
Capa do dia

Google+

Publicidade