Olavo A. Arruda D´Câmara
"O desejo sincero e puro do coração será sempre realizado". (Mahatma Gandi)
"As coisas que queremos devemos desejá-las ardentemente, pois só possuímos as coisas pelas quais lutamos". E o que é um desejo ardente? É visualizar, criar mentalmente e fazer cristalizar na tela da mente os mais sublimes desejos para a realização da sua vida futura ou vida imediata. Deve-se, que este foi o meu aprendizado através da milenar organização mística, cultural e filosófica denominada Ordem Rosacruz.
Afinal, o que é o coração? Apenas uma bomba para impulsionar o sangue arterial pelo corpo humano ou mais do que isso? Quando se fala na força do coração, nos referimos aos desejos que se associa à mente ou à criação mental. Mentes e corações unidos fazem as pessoas prosperarem, desde que não seja um mero desejo, mas uma convicção profunda visando à conquista de metas.
É o coração que faz a pessoa sentir o impulso de uma conquista. O homem moderno busca incessantemente o sucesso e a felicidade, que são objetivos a serem atingidos de uma forma ou de outra. O sucesso pode significar algo diferente para cada um de nós, apesar das aspirações humanas.
Há pessoas que atingem o sucesso, mas não são felizes, e outras são felizes com o que possuem sem atingir o que se poderia denominar de "sucesso".
Mas, o que é o sucesso? Devemos analisar o que se passa em nosso interior, o que desejamos e o que nos tornaria felizes se atingíssemos esta ou aquela meta. Eis alguns caminhos que poderão ajudar as pessoas a buscar e atingir objetivos visando ser bem-sucedida: 1. Escolher os objetivos e metas (objetivos mais em curto prazo e metas mais em longo prazo); 2. Traçar planos e fazer planejamentos; 3. Impor a si mesmo disciplina pessoal; 4. Criatividade.
Aquele que deseja obter sucesso deve desenvolver a confiança em si mesmo. Quanto à confiança, esta deve ser a palavra chave para se atingir objetivos traçados. Aprecie o que dizia o grande Filósofo e pensador americano Ralph Waldo Emerson: "O poder da confiança faz a pessoa cristalizar o seu pensamento e coloca força naquilo que faz". "O seu sonho e a sua obsessão serão sentidos por aqueles com quem entra em contato".
Como ser criativo? Dentro de cada um de nós há uma imensidão de talentos que podem ser explorados. Aliás, são os nossos talentos naturais que se somam à nossa formação cultural, educacional, familiar, além, das experiências acumuladas até o presente em nossas vidas. Aí está o papel do coração. Ao desenvolver a confiança, sentir que é possível à conquista dos objetivos, una o seu coração e a sua mente num desejo profundo. A seguir visualize, e visualizar é criar mentalmente.
A criação mental deve ser algo que já está no passado, ou seja, já aconteceu. Mas, não pode ser um mero desejo, mas uma força impulsionadora do coração. É o sentir de forma emocionada que faz surgir a confiança para impulsionar os desejos. Quando os desejos são fortes, conseguimos atrair para perto de nós as forças necessárias para que se atinjam objetivos e metas. Quer experimentar? Escolha um desejo que pretenda conquistar.
A seguir visualize-o todos os dias, ao menos três vezes ao dia, por diversas semanas. Após, esqueça-o. A sua criação mental, através das suas forças interiores, irá buscar fora de si o necessário para que você conquiste o que deseja. Mas, lembre-se: não pode ser um mero desejo, mas algo real, muito forte, como se já houvesse conquistado o seu objetivo. Eis aí a força do coração. Faça o experimento e verá que não necessitamos buscar fora o que já existe dentro de nós.
Olavo A. Arruda DCâmara, advogado, professor de Direito Político e Eleitoral e Direito Constitucional e ex-secretário municipal de Educação. Email: olavocamara.adv@uol.com.br