Edição 6637

Diretor Presidente
Sidney Antonio de Moraes
terça-feira
2 de junho de 2015

Edições anteriores

Região| consumo

Sabesp dá bônus na conta a 70% dos que economizaram na região

No período de um ano, de abril do ano passado a abril de 2015, houve uma economia de 11,3 bilhões de litros

Publicada em 13/05/15

Divulgação

Programa de bônus da Sabesp oferece descontos de até 30%, dependendo do total economizado

Cibelli Marthos
Da reportagem local

Pelo menos 80% dos moradores da região abastecidos pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) reduziram o consumo de água desde abril do ano passado, sendo que 70% desse total conseguiram desconto em suas contas por meio do programa de bônus, que reduz o valor a ser pago conforme o volume economizado durante o mês.
De acordo com a Sabesp, desde abril de 2014, quando passou a conceder o bônus aos clientes dos municípios atendidos no Alto Tietê (Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Poá, Salesópolis, Suzano e mais os bairros da divisa com Mogi das Cruzes) até abril de 2015, houve uma economia de água de 11,3 bilhões de litros. Com o volume, é possível abastecer sete municípios da região por três meses.

Programa
No programa estadual, o imóvel que tiver redução igual ou maior a 10% e menor do que 15% no consumo, recebe bônus de 10%; e quem baixar o gasto de água de 15% a menos de 20% terá uma redução na conta de 20%. O cálculo é feito em relação à média de consumo dos 12 meses, que vão de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014. Continua valendo o desconto de 30% para o consumidor que fizer economia de 20% ou mais.
Ainda segundo a Sabesp, a economia de água realizada em um ano "comprova a eficácia das ações adotas pela companhia, como a concessão do bônus e a gestão de pressão das redes, bem como a adesão da sociedade para enfrentar a maior crise hídrica já registrada na Região Metropolitana de São Paulo".

Entre as orientações da Sabesp para que o consumo de água continue caindo, estão reduzir o tempo do banho, evitar lavar carros e calçadas com água potável, reutilizar água da máquina de lavar roupa e manter a torneira fechada ao escovar os dentes ou fazer a barba.


Nível
O Sistema Produtor Alto Tietê (Spat), que abastece as cidades da região e bairros da capital, chegou a operar com 4% de sua capacidade total em dezembro do ano passado.
Hoje, porém, após as chuvas que caíram no início do ano, em especial nos meses de fevereiro e março, o Spat está com o nível em 23%.




Leia também

CPTM

Sindicato fará assembleia para decidir paralisação

Em estado de greve desde a última sexta-feira, os funcinários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) que trabalham nas linhas que cortam o Alto Tietê, a 11-Coral e 12-Safira, poderão cruzar os braços na próxima semana caso a empresa não atenda às reivindicações da categoria, entre elas o aumento real de 10% no salário, além de reajuste de 7,85%.

Continue lendo...

Capa do dia
Capa do dia

Google+

Publicidade