Edição 6637

Diretor Presidente
Sidney Antonio de Moraes
terça-feira
2 de junho de 2015

Edições anteriores

Cidade| PREVENÇÃO

Fiscalização de plantações nas áreas rurais começa na próxima semana

Polícia Militar Ambiental e DAEE iniciam processo de orientação para que agricultores busquem redução no consumo

Publicada em 31/01/15

Caio Januario

Reunião de ontem, no Cocuera, teve presença dos produtores

Luana Nogueira
Da reportagem local

A fiscalização nas propriedades rurais de Mogi das Cruzes e região começará até o fim da próxima semana. Ela será realizada pela Polícia Militar Ambiental e membros do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e percorrerá os locais para identificar casos de desperdício de água e orientar os agricultores sobre técnicas que reduzam o consumo. Mesmo com a data agendada para o início da fiscalização, ainda não existe prazo para que as linhas de crédito do governo do Estado sejam lançadas para os produtores comprarem equipamentos.

Uma reunião feita com a presença do superintendente do DAEE, Ricardo Borsari, o secretário-adjunto do Meio Ambiente, Rubens Rizek, o deputado federal Junji Abe (PSD), o deputado estadual Luiz Carlos Gondim (SDD) e agricultores, tratou do início da ação. No primeiro momento, as visitas serão em caráter de orientação e prevenção. No entanto, em casos extremos, com o desperdício excessivo e visível, os policiais terão autoridade para lacrar as bombas de água.

Em um segundo momento, Borsari afirmou que "medidas restritivas" podem ser adotadas. O superintendente não adiantou quais seriam as ações, mas disse que elas dependem do volume de chuva e da redução de consumo. Ele ressaltou que, se houver "um quadro em fevereiro semelhante ao de janeiro, a possibilidade disso ocorrer ao longo de fevereiro é altíssima".

A partir de segunda-feira, os policiais ambientais vão receber treinamento para identificar os tipos de irrigação usada nas plantações. O objetivo do trabalho é fazer com que os agricultores reduzam o volume usado de água.

A queixa dos agricultores é que a troca de sistema gera gastos e muitos não têm condições de bancá-la. Rizek afirmou que o governo lançará linhas de crédito e financiamento. Ele afirmou que a crise, porém, vai ajudar a modernizar a agricultura.

Abe pediu que a questão das outorgas seja vista, pois muitos produtores ainda não as têm. O DAEE disse que vai fazer um trabalho nesse sentido. Hoje, apenas 20% dos agricultores cadastrados na Secretaria de Agricultura possuem outorga ou cadastro no DAEE.



Leia também

CRECHE

Bertaiolli entrega outra unidade em Jundiapeba

O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) inaugurou, ontem, a nona creche do distrito de Jundiapeba, 44ª da cidade.

Continue lendo...

IRRIGAÇÃO

Com mudança, preços podem subir

Com a possibilidade de adoção de novas formas de irrigação pelos produtores rurais, como a microaspersão e o gotejamento, por exemplo, o preço dos alimentos que chegam à mesa dos mogianos deve aumentar em virtude do investimento na tecnologia.

Continue lendo...

DESEMPREGO

Gondim quer criar o Bolsa Nascente

O deputado estadual Luiz Carlos Gondim (SDD) disse durante a reunião de ontem que apresentou uma proposta, chamada de programa Bolsa Nascente, que pretende oferecer um valor para os produtores que preservarem as nascentes existentes em sua propriedade.

Continue lendo...

EDUCAÇÃO

Lino apresenta proposta para criar faculdade federal

Mogi das Cruzes poderá ganhar em breve uma faculdade federal.

Continue lendo...

Capa do dia
Capa do dia

Google+

Publicidade