Edição 6637

Diretor Presidente
Sidney Antonio de Moraes
terça-feira
2 de junho de 2015

Edições anteriores

Variedades| Fotografia

Everyday Mogi comemora bom ano e planeja alçar novos voos em 2015

Coletivo criado há quatro meses registra Mogi por diferentes ângulos; grupo é composto por seis fotógrafos

Publicada em 28/12/14

Alex Tavares

Everyday Mogi tem como intuito registrar o dia a dia de Mogi e o material é publicado em diferentes redes sociais

Gabriela Pasquale
Da reportagem local

Com o olhar apurado, uma câmera na mão, experiências distintas de vida e formas diferentes de fotografar, seis fotógrafos mogianos se reuniram para registrar o cotidiano de Mogi das Cruzes. Formado por Pedro Chavedar, Nicholas Modesto, Warley Leite, Alex Tavares, Guilherme Silva e Ederson Fungaro, o Everyday Mogi (@everydaymogi) foi criado há quatro meses e, ao longo deste período, tem proporcionado aos moradores da cidade formas diferentes de observá-la.
Seguindo o conceito de outros projetos mundiais, como o @everydayafrica, o @everydayasia e o @everydayusa, a ideia de dar vida à iniciativa surgiu após uma conversa que Chavedar teve com o fotógrafo Érico Hiller, da National Geographic. "Falamos sobre a proposta desse projeto e descobri que o @everydayafrica foi o primeiro. Passei a pesquisar por outros locais que estavam desenvolvendo a iniciativa e descobri que há um Everyday na Ásia e outro nos Estados Unidos", comenta o fotógrafo, que também é jornalista.
Estas descobertas foram o pontapé inicial para a criação do Everyday Mogi: "Em uma conversa com o Warley, chegamos à conclusão de que conhecemos muitos fotógrafos bons na cidade. Após pensar no ´Faça Você Mesmo´ e pesquisar se já não existia algum projeto do tipo na cidade, chamamos mais quatro pessoas para participar. Juntamos profissionais bons e o cotidiano de Mogi tem sido o nosso principal foco", revela.
Após criar uma conta no Instagram (@everydaymogi), na qual os integrantes do coletivo postam fotos sobre o dia a dia de Mogi, o grupo decidiu expandir o projeto e, sucessivamente, as plataformas de divulgação. "Como os fotógrafos envolvidos no projeto têm o hábito de fotografar outros locais além de Mogi, resolvemos criar um Tumblr (www.everydaymogi.tumblr.com) para divulgar esses ensaios. Além disso, também convidamos amigos fotógrafos para participar da iniciativa. E tudo é colocado na nossa página no Facebook", comenta.

Planos
Para o próximo ano, os integrantes do Everyday Mogi planejam novidades. Uma delas é trazer para Mogi a mostra "Quanto Vale a Arte?", realizada pelo coletivo paulista Fotógrafos Ativistas. "Essa mostra foi realizada este mês no Parque do Ibirapuera e participamos dela com 18 fotos, que foram vendidas por um preço decidido pelo público. Além disso, queremos fazer uma exposição em uma praça ou parque só com as fotos do Everyday Mogi", comenta Chavedar.

O coletivo também planeja produzir um especial de Carnaval, assim como fez no Natal. "Lançamos um especial de Natal em que acompanhamos o dia a dia do Papai Noel da praça da Matriz. Cobrimos desde a saída da casa dele, o preparo e o carinho das crianças. Queremos fazer algo assim no Carnaval. Um ensaio diferente do que estamos acostumados a encontrar por aí", finaliza.



Leia também

"Encontrando Forrester"

Jamal Wallace é um jovem adolescente que ganha uma bolsa de estudos em uma escola de elite de Manhattan, nos Estados Unidos, devido ao seu desempenho nos testes de seu antigo colégio no Bronx e também por jogar basquete muito bem.

Continue lendo...

Ano-novo

Verão azul de bertioga terá a banda nx zero entre
as atrações

Dia: 11 de janeiro
Local: Bertioga
End.:

Continue lendo...

coletânea

Calendário 2014
Hoje é domingo, 28 de dezembro.

Continue lendo...

fim de ano

Fonte do Ibirapuera recebe espetáculo até 6 de janeiro

O fim de ano chegou, e com ele todo o espírito de Natal se espalha pela cidade de São Paulo.

Continue lendo...

Capa do dia
Capa do dia

Google+

Publicidade