Edição 6637

Diretor Presidente
Sidney Antonio de Moraes
terça-feira
2 de junho de 2015

Edições anteriores

Cidade| Ebola

Mogi capacitará agentes de saúde

Criança, que veio de viagem da África do Sul, foi atendida na cidade após passar mal, mas doença foi descartada

Publicada em 30/10/14

Amilson Ribeiro

Paciente de 5 anos foi medicado no Hospital Municipal, mas já foi liberado para a família, uma vez que a doença não foi diagnosticada

Noemia Alves
Da reportagem local

A Prefeitura de Mogi das Cruzes deve realizar, em breve, um novo curso de capacitação dos agentes de saúde, para atendimentos de casos críticos. A proposta, segundo explicou o secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis, é reforçar alguns protocolos nacionais e internacionais de procedimento, entre os quais, de isolamento do paciente até a remoção à unidade referenciada, estabelecida pelo Ministério da Saúde.
A primeira "prova de fogo", enfrentada pela administração municipal, foi ontem de manhã, quando uma criança de 5 anos deu entrada no Hospital Municipal "Waldemar Costa Filho", em Brás Cubas, com sintomas semelhantes aos provocados pelo vírus Ebola, que já matou milhares de pessoas na África.
"A criança tinha muita tosse, coriza e vômito, mas o que chamou a atenção do grupo médico da unidade, é que a criança (que mora com a família em Mogi) tinha acabado de chegar de uma viagem da África do Sul. De imediato contatamos a Vigilância Epidemiológica Estadual, que possui um ´Plantão Ebola´, que descartou a doença e nos autorizou a liberar a criança para o convívio comum", explicou Cusatis.
Entre a justificativa do governo do estado, segundo o secretário da Saúde de Mogi, é que a criança não tinha febre, diarreia ou outros sinais característicos do Ebola, como dores fortes nas articulações e músculos, além de sangue nas gengivas. "Mas o fator preponderante é que a região em que a criança estava com a família não foi afetada pelo vírus", reforçou o secretário.
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo informou, por sua vez, que mantém o Grupo de Resgate e Atendimento às Urgências (Grau) para atendimentos de casos suspeitos de Ebola. O serviço inclui maca apropriada, para inibir o contato direto entre a pessoa infectada e os profissionais de saúde, além de viaturas de suporte avançado à vida.
O Instituto Emílio Ribas, especializado no tratamento de doenças infectocontagiosas, em São Paulo, foi destacado como referência nacional para casos suspeitos da doença.
Epidemia
A África Ocidental enfrenta o maior surto do vírus Ebola já registrado desde a descoberta da doença, em 1976. O surto atual começou na República de Guiné, em março deste ano, e se espalhou para os países vizinhos Serra Leoa, Libéria e Nigéria. Um segundo foco ocorre na República Democrática do Congo, onde foi identificada uma cepa diferente do vírus.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que a Libéria é o país com mais mortes (1.459), seguido da República de Guiné (601), Serra Leoa (562) e a Nigéria (8).




Leia também

Crise da água

Abastecimento deve durar até início de dezembro

Caso a vazão da captação de água de reservatórios do Alto Tietê não seja feita, o abastecimento a 4,5 milhões de famílias da região e parte da capital estará garantido apenas até o fim de novembro ou início de dezembro.<

Continue lendo...

na câmara

Apenas 2 mil expectadores assistem à transmissão online

Nos primeiros 15 dias da transmissão online da Câmara Municipal, 2.2

Continue lendo...

Balanço

Educação no trânsito

Quase 5 mil pessoas foram atendidas por ações de Educação para o Trânsito, realizadas pela Secretaria de Transportes de Mogi das Cruzes, em outubro.

Continue lendo...

Convênio

Estação de Sabaúna será ´conservada´

Os vereadores da Câmara Municipal aprovaram um convênio firmado entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para a conservação da estação ferroviária de Sabaúna.

Continue lendo...

Capa do dia
Capa do dia

Google+

Publicidade