Edição 6637

Diretor Presidente
Sidney Antonio de Moraes
terça-feira
2 de junho de 2015

Edições anteriores

Cidade| Anúncio

Fórum terá mais duas novas varas

Publicada em 25/10/14

Daniel Carvalho

Medida faz parte da junção dos Fóruns Central e de Brás Cubas

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) confirmou, para o primeiro semestre de 2015, a instalação de mais duas varas no Fórum de Mogi das Cruzes. A medida, anunciada pelo órgão por meio da Assessoria de Imprensa, faz parte do processo de unificação do Fórum Central com Brás Cubas.
Tratam-se, na verdade, da 3ª Vara Criminal (que receberá o acervo de Brás Cubas e as execuções criminais) além da Vara da Infância e da Juventude, ambas recém-criadas pela presidência do Tribunal de Justiça, conforme Lei Complementar 1.254/14, em vigor desde a semana passada.
Contudo, a falta de espaço e designação de mais juízes para a região, entre outros funcionários de apoio, são o que impedem as novas varas de funcionarem na prática.
"Assim que a Vara da Fazenda desocupar as dependências do Fórum Central devem ser instaladas, em seu lugar, a 3ª Vara Criminal e a Vara da Infância e da Juventude. Os juízes de Brás Cubas lá continuarão, porém como titulares da 6ª e 7ª Cíveis", explicou o juiz Bruno Machado Miano, diretor do Fórum de Mogi.
Há algumas semanas, é ele quem negocia com o prefeito Marco Bertaiolli (PSD) a utilização de um prédio, indicado pela administração municipal, onde seja possível levar os mais de 80 mil processos, além do cartório da Vara da Fazenda Pública.
Por meio da Coordenadoria de Comunicação, a Prefeitura de Mogi informou que ainda não há definição sobre o assunto.
Na prática, segundo o juiz Miano, depende do término do prédio que abrigará, no futuro, uma nova unidade forense. "Depois, quando o prédio da Vila São Francisco ficar pronto, nós, juízes, conversaremos sobre quem vai para lá", comentou o magistrado.
"Os juízes de Brás Cubas responderão pelo que possuem no acervo e, após instaladas, as novas varas receberão mais processos, para compensar o atual momento", afirmou Miano. Conforme ele, "não se faz omelete sem quebrar os ovos" e, com as instalações concluídas, a comunidade jurídica passará a contar com três juízes criminais, sete juízes cíveis, um juiz para a Infância e Juventude, um para o Juizado Especial Cível e Criminal e uim juiz para a Vara da Fazenda Pública. "De nove, passaremos a ter 13 magistrados", concluiu o magistrado. (N.A.)



Leia também

Projeto

Alteração deve ser feita em até 30 dias

A Secretaria Municipal de Cultura tem um prazo de 30 dias (a contar da data de ontem) para fazer alterações no projeto de restauro do casarão histórico, localizado na rua Coronel Souza Franco.

Continue lendo...

SEGURANÇA

Coronel detalha novo policiamento

O coronel Nelson Celegatto explicou, ontem, uma nova estratégia de policiamento adotada pelo Comando de Policiamento de Área Metropolitano (CPAM-12), em que viaturas e motocicletas do patrulhamento e policiamento ostensivo são posicionadas em diversos pontos da região - como ruas de grande fluxo e corredores de entrada e saída dos municípios -, permanecendo paradas naquela localidade por um período de três horas ou mais.

Continue lendo...

Em Mogi

Corpo a corpo com eleitores é a aposta de PSDB e PT

Militantes do PSDB e do PT vão aproveitar as últimas horas que antecedem o 2° turno para conquistar os votos dos indecisos e reforçar o corpo a corpo com os eleitores.

Continue lendo...

Parciais saem às 20h

O resultado da eleição para presidente em Mogi das Cruzes deve sair por volta das 20 horas.

Continue lendo...

Capa do dia
Capa do dia

Google+

Publicidade