Edição 6637

Diretor Presidente
Sidney Antonio de Moraes
terça-feira
2 de junho de 2015

Edições anteriores

Região| CONTRA A SECA

Deputados cobram posicionamento

Publicada em 24/10/14

Daniel Carvalho

André do Prado: "Soluções precisam ser emergenciais"

Preocupados com a possibilidade de a água armazenada nas represas do Sistema Produtor do Alto Tietê (Spat) acabar em dois meses, os deputados estaduais do Alto Tietê pretendem acompanhar ainda mais de perto a crise hídrica que parte do Estado vive.
O parlamentar André do Prado (PR) deve se reunir nos próximos dias com a presidente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Dilma Pena. "Queremos saber se a população da região poderá sofrer qualquer prejuízo mais grave no abastecimento", destacou.
Prado reforçou ainda que o enfrentamento a essa situação precisa ser imediato, já que hoje o Spat opera com apenas 8,2% de sua capacidade de armazenamento.
O parlamentar destacou ainda que o Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE) informou que a captação do Spat está em conformidade com a outorga, concedida pelos órgãos reguladores.

O também deputado Estevam Galvão (DEM) afirmou que "acompanha a questão da estiagem há meses, junto ao governo do Estado, por meio de reuniões com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e seu secretariado, a fim de verificar as medidas tomadas para evitar prejuízos à população". 
Para o deputado estadual Luiz Carlos Gondim (SDD), a utilização da água dos reservatórios da região, na capital, poderá prejudicar o abastecimento no Alto Tietê. "O que ajudou a manter o abastecimento em São Paulo foi devido à retirada de água na estação de tratamento de Taiaçupeba. Quero saber qual a solução para a nossa região e acho importante diminuir a vazão de água dos reservatórios do Alto Tietê para a capital, pois não adianta abastecer São Paulo e ficarmos depois sem água", explicou. 
Previsão
Em um mês o volume de água registrado nas represas apresentou queda de 4%, passando de 12,5%, no dia 22 de setembro, para 8,4%, conforme registrado anteontem pela Sabesp. Se o período de chuvas escassas persistir e o consumo for mantido, os moradores da região não terão mais água em suas torneiras, já que a reserva acabará em dezembro. (C.M.)



Leia também

Armas para a GCM

A Prefeitura de Suzano celebrou o convênio com a Polícia Federal (PF) para a concessão do porte de arma de fogo aos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM).

Continue lendo...

Transtorno

Caps fica sem energia e serviços são prejudicados

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Suzano ficou uma semana sem energia elétrica, o que prejudicou a realização de alguns serviços prestados para a população.

Continue lendo...

Conta de água

Economia no consumo gera mais descontos

A Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) autorizou, na quarta-feira passada, novos descontos na conta de água.

Continue lendo...

Capa do dia
Capa do dia

Google+

Publicidade