Edição 6637

Diretor Presidente
Sidney Antonio de Moraes
terça-feira
2 de junho de 2015

Edições anteriores

Variedades| Teatro

Praça de Eventos de Poá recebe hoje o musical "Triste Partida"

Produção, baseada em música de Luiz Gonzaga, retrata as consequências da seca vivenciada pelo nordestino

Publicada em 24/10/14

Julien Pereira

Espetáculo que será apresentado na Praça de Eventos é encenado pelos formandos da oficina de teatro de Poá

Jéssica Almeida
Da reportagem

A formatura é um rito simbólico de passagem de um ciclo para o outro, e é exatamente isso que os alunos da oficina de teatro da Secretaria de Cultura de Poá irão mostrar nesta sexta-feira num espetáculo especial. Como fechamento do curso, eles irão encenar hoje o musical "Triste Partida". A apresentação será às 20 horas na Praça de Eventos "Lucília Gomes Felippe", na avenida Antônio Massa, 150, no centro de Poá. A entrada é gratuita.

Após nove meses de estudos e produção, a turma, formada por oito alunos, retratará no palco a peleja do nordestino, vítima da seca, da fome e, posteriormente, da migração para o Sudeste, especialmente para São Paulo. A produção é baseada na música "Triste Partida", de Luiz Gonzaga e Patativa do Assaré. Cunha Moreno, diretor do espetáculo e professor da oficina, destaca que essa apresentação é uma das partes mais importantes do curso, porque é o momento em que os alunos pisam no palco e podem sentir se vão ou não fazer carreira no teatro.
"A peça foi baseada na canção de Patativa do Assaré e Luiz Gonzaga. Eu mostrei aos alunos e, juntos, decidimos usar esse tema final. Nós construímos o texto e fizemos as montagens e as adaptações do espetáculo. O bacana foi a participação deles em todos os processos de composição, desde a criação de personagens e texto até o cenário e figurino. A peça será o resultado de todo o trabalho e esforço deles", comenta.

Um diferencial do teatro de hoje será a participação da Orquestra Jovem da Estância Hidromineral de Poá (OJEHP), que acompanhará os atores durante as canções ao vivo, como "Asa Branca" e "Oração Sertaneja". Está é a segunda turma de teatro formada pela oficina de Poá. E, para o mês de dezembro, já está prevista a formatura da terceira. "A turma que se forma nesta sexta-feira é a da manhã, mas o grupo da tarde também já está com quase tudo acertado. Nela, 18 alunos irão se formar com a apresentação de ´Fantástico Mundo de Feiurinha´. As oficinas não acabam juntas, pois elas não têm tempo determinado. O processo de curso é livre e tudo depende do ritmo de cada turma", afirma Cunha.

Por enquanto, o musical "Triste Partida" terá uma única apresentação na praça de eventos, mas as próximas encenações estão em processo de negociação. "A formatura normalmente se limita em um único show, mas a ideia é que a turma se una e se transforme num grupo de teatro da cidade. Os alunos da primeira turma formada, por exemplo, não parou após o término da oficina. Eles fazem apresentações juntos até hoje. No ano passado, ficaram em 2º lugar no Festival Estudantil de Mogi das Cruzes. E em setembro deste ano passaram na seleção de Teatro de São Paulo", finaliza Cunha.



Leia também

Dança

"A Mão do Meio" está no Sesc Consolação

Uma história de gestos contada por meio da dança, incluindo algumas cenas com o artifício da luz negra, faz parte do espetáculo "A Mão do Meio - Sinfonia Lúdica", que a Cia de Danças de Diadema estreia amanhã, às 11 horas, no Teatro Anchieta do Sesc Consolação (rua Dr.

Continue lendo...

Filme

"Drácula - A História Nunca Contada"

Em uma era na qual a Romênia era dominada pelos turcos, os habitantes da Transilvânia eram os únicos que vez ou outra se rebelavam.

Continue lendo...

Suzano

"Multifaces da Arte" no Boa Vista

Para promover o contato e a oportunidade de apreciação da arte para os moradores dos bairros de Suzano, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, promove a exposição de artes visuais "Multifaces da Arte".

Continue lendo...

Foi mal

Bobo

O tom ´´infantiloide´´ adotado por Fernanda Lima ao longo do "Amor & Sexo".

Continue lendo...

Capa do dia
Capa do dia

Google+

Publicidade