Edição 6637

Diretor Presidente
Sidney Antonio de Moraes
terça-feira
2 de junho de 2015

Edições anteriores

Cidade| Campanha política

Justiça eleitoral promete retirar mais cavaletes

No primeiro dia útil após a retirada de peças de campanha, a propaganda irregular novamente tomou as ruas e calçadas de vários pontos da cidade

Publicada em 30/09/14

Daniel Carvalho

Ontem, as calçadas estavam tomadas por cavaletes em diversos pontos de Mogi das Cruzes; mais ações de fiscalização serão feitas

Noemia Alves
Da reportagem local

Poucos candidatos e partidos políticos se intimidaram com a "força tarefa" organizada pela Justiça Eleitoral na sexta-feira passada para retirar cavaletes e demais propagandas eleitorais instalados de maneira irregular. Durante o fim de semana e já nas primeiras horas da manhã de ontem (primeiro dia útil após ação conjunta dos cartórios eleitorais) o que se via em Mogi das Cruzes era um amontoado de publicidade, desde os bairros ao centro da cidade.
Para o juiz eleitoral Bruno Machado Miano, o grande número de cavaletes em rotatórias e nas calçadas é uma afronta ao serviço da Justiça Eleitoral e, como resposta ao descaso dos candidatos, ele promete uma nova ação nos próximos dias. "Vamos cumprir a lei (de nº 9.504/1997, a chamada Lei das Eleições) e atuar com mais rigor, principalmente nos casos de reincidência. Até mesmo porque até o momento, nenhum candidato foi retirar a propaganda no depósito da Prefeitura, o que demonstra total descaso e desinteresse com o que é certo ou errado nessas eleições", disse o magistrado. Bruno Miano não quis definir uma data ou horário da ação conjunta para preservar o chamado elemento surpresa.
"A princípio, nossa proposta de retirar a publicidade irregular era fazer que os candidatos tivessem bom senso e utilizassem a propaganda móvel (cavaletes, bandeiras ou qualquer outro artefato) sem prejudicar o direito de ir e vir de pedestres e motoristas.

Ontem pela manhã, o Mogi News percorreu diversos pontos da cidade e constatou o excesso de material publicitário em Jundiapeba, Brás Cubas e César de Souza. A maioria dos cavaletes pertencia aos mesmos candidatos a deputados pelo PT, PR, PSB e PMDB que foram apreendidos na última sexta-feira.

No Mogilar, em frente ao Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, local de grande movimento de pedestres, inclusive em cadeira de rodas, e motoristas, a sequência de cavaletes dificultava qualquer passagem. A reportagem, inclusive, flagrou pedestres atravessando a via, após desviarem de muitos cavaletes.
No centro da cidade, a situação é crítica no largo Primeiro de Setembro, na praça do Shangai, rotatória de acesso aos prédios do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), canteiro central em frente aos prédios da Prefeitura e Câmara Municipal.


Balanço
Da força-tarefa realizada na última sexta-feira, foram apreendidos 130 cavaletes em Brás Cubas e Jundiapeba, segundo os cartórios eleitorais da 74ª e 287ª Zona Eleitoral. Na área da 319ª Zona, de César de Souza, Rodeio, Jardim Araci, Itapeti, não foram recolhidos cavaletes, em razão do tempo chuvoso do fim de semana.




Leia também

William Woo destaca a educação e a segurança como prioridades

O candidato a deputado federal pelo Partido Verde (PV), William Woo, visitou ontem a redação do Grupo Mogi News, onde destacou suas propostas de campanha.

Continue lendo...

Mogi Mais Viva

Adesivos em lixeiras vai gerar multa

A Secretaria Municipal de Segurança trabalha para identificar a empresa responsável pela colagem de adesivos em postes e lixeiras na região central da cidade.

Continue lendo...

Em excesso

Aguapés ameaçam a vida no rio Tietê

A crescente proliferação de aguapés (uma espécie de planta aquática) no trecho urbano do rio Tietê em Mogi das Cruzes tem chamado atenção de moradores ribeirinhos e preocupado ambientalistas e membros do Subcomitê de Bacia Hidrográfica do Alto Tietê.

Continue lendo...

Finanças

Arrecadação da Prefeitura passa de R$ 617 milhões

A Prefeitura de Mogi das Cruzes conseguiu arrecadar 60,40% do orçamento previsto para este ano.

Continue lendo...

Capa do dia
Capa do dia

Google+

Publicidade