Edição 6637

Diretor Presidente
Sidney Antonio de Moraes
terça-feira
2 de junho de 2015

Edições anteriores

Região| Prefeitura de Poá

Marcos Borges assume pela 3ª vez

Vice-prefeito foi empossado depois da Câmara conseguir suspensão da liminar que mantinha Testinha no cargo

Publicada em 30/09/14

Maikon Bispo/Secom Poá

Vice-prefeito Marcos Borges assumiu como prefeito pela 3ª vez

Cibelli Marthos
De Poá

O vice-prefeito de Poá, Marcos Borges (PPS), assumiu a prefeitura pela terceira vez só neste ano após o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) suspender a liminar concedida em primeira instância que mantinha o prefeito Francisco Pereira de Sousa (SDD), o Testinha no cargo. A cerimônia de posse ocorreu ontem.

Conforme o Mogi News apurou, o despacho do desembargador Francisco Bianco foi publicado na última sexta-feira e dizia que "não há nenhum indício de eventual ilegalidade" no ato do Legislativo que resultou na cassação do prefeito no mês passado. Ainda de acordo com o TJ, o efeito suspensivo terá vigor até o julgamento do mérito da ação.
Com base nesta decisão, Borges assumiu o comando da Prefeitura de Poá e afirmou que o objetivo é trabalhar para que a cidade continue se desenvolver e que sua posse foi feita estritamente em cumprimento ao que determina a lei e que o vice substitui o prefeito diante do seu impedimento. "O momento não é de festa ou comemoração, muito pelo contrário, é para sentarmos para definir as nossas responsabilidades e compromissos porque a vida da cidade não pode parar", enfatizou.

O ato da posse contou com a presença de vários vereadores que votaram a favor da cassação do prefeito, que já enfatizou por várias vezes que a postura dos parlamentares é política e que os mesmos tentam "lotear as secretarias" assim que Borges assume, como já ocorreu em outras oportunidades.


Histórico
A cassação ocorrida em 19 de agosto deste ano foi aprovada pela Câmara. Os vereadores apontaram irregularidades na licitação para as obras da Praça da Juventude. A Casa de Leis acatou uma denúncia recebida em 2013 e criou uma Comissão Processante (CP) para averiguar o processo de contratação da empresa para a construção do espaço. Com a aprovação do relatório final do grupo, 13 vereadores votaram favoráveis à cassação do prefeito. Dois dias após Borges assumir a prefeitura, Testinha conseguiu uma liminar concedida pela Justiça de Poá e retomou o cargo.
A primeira tentativa de tirá-lo do cargo, em junho, era por causa de acusações que apontavam irregularidades no reajuste da taxa de lixo. Ele conseguiu reverter e voltou ao cargo horas depois do vice-prefeito ter tomado posse.



Leia também

Encontro de escritores

A fé é o tema do próximo encontro dos escritores da Associação Cultural Literatura no Brasil, que será realizado amanhã, em mais uma edição do projeto Comunidade do Conto, no Teatro Contadores de Mentira (avenida Major Pinheiro Froes, 530, Parque Maria Helena, em Suzano) a partir das 19h30.

Continue lendo...

Capa do dia
Capa do dia

Google+

Publicidade