Edição 6637

Diretor Presidente
Sidney Antonio de Moraes
terça-feira
2 de junho de 2015

Edições anteriores

Cidade| Saúde

Tomógrafo do Hospital Municipal começa operar em 6 de outubro

Capacidade inicial do equipamento será de 150 exames por mês; aparelho foi adquirido por R$ 1,7 milhão

Publicada em 19/09/14

Daniel Carvalho

O prefeito Marco Bertaiolli, o vice José Antonio Cuco Pereira, e o secretário Marcello Cusatis visitaram o tomógrafo na manhã de ontem

Luana Nogueira
Da reportagem local

O tomógrafo do Hospital Municipal Prefeito Waldemar Costa Filho vai começar atender os mogianos a partir do próximo dia 6 de outubro. A capacidade inicial do aparelho será de 150 exames por mês.
De acordo com o prefeito Marco Bertaiolli (PSD), o equipamento adquirido para a unidade é o terceiro mais moderno do estado de São Paulo. O aparelho foi comprado da empresa Philips, depois de um processo licitatório. A administração municipal investiu R$ 1,7 milhão, por meio de uma emenda parlamentar.

"Estamos completando o centro de diagnóstico por imagem. O hospital está 100% equipado nessa área. Temos um equipamento de raio X digital instalado, que já está funcionando. Contamos com aparelho de ultrassom que realiza exames de ecocardiograma e doppler. Possuímos uma agenda muito intensa de mulheres, principalmente para fazer as variações de ultrassonografia. Estão em operação ainda, os equipamentos de endoscopia e colonoscopia. O aparelho que faltava para completar a medicina por imagem era o tomógrafo", destacou.
O prefeito afirmou que o equipamento comprado para o Hospital Municipal conta com "tecnologia de ponta". "Esse equipamento é de última geração. Posso dizer que na região, mesmo entre os hospitais particulares, não existe um aparelho com maior qualidade de imagem. Um diferencial desse tomógrafo é que ele consegue fazer tomografia de coração. Isso se deve à qualidade dos cortes e da precisão da imagem que produz", esclareceu.

Nos próximos dias, o tomógrafo passará pelos últimos ajustes que serão realizados por funcionários da Philips. "Daqui a duas semanas, teremos os primeiros pacientes agendados para realizar os exames de tomografia. O equipamento já está funcionando e agora vai passar por uma regulagem técnica por parte da Philips. Esse trabalho é muito cuidadoso, pois estamos falando de radiação e de softwares que administram essa radiação", disse Bertaiolli.


Cirurgias
Os procedimentos cirúrgicos no Hospital Municipal devem ser iniciados em breve. Segundo o prefeito, os aparelhos destinados as cirurgias estão em processo licitatório. "A licitação nunca é um prazo que controlamos. Todos os equipamentos que faltam para que as cirurgias sejam iniciadas estão em processo de compras. Havíamos anunciado no começo do ano, que o hospital entraria em funcionamento em fases, mas conseguimos encurtar essa previsão e ainda nesse semestre, todo o hospital entrará em funcionamento. Isso foi possível porque adiantamos alguns recursos", ressaltou.

Bertaiolli explicou que atualmente, o hospital é mantido com verbas do governo estadual e da Prefeitura. Cada um é responsável por metade do custeio. O objetivo é que o governo federal também ajude na manutenção, mas, para isso, o Sistema Único de Saúde (SUS) precisa credenciá-lo. Esse processo já está sendo realizado pela Secretaria de Saúde. Na próxima semana, o prefeito irá até Brasília participar de uma reunião com o ministro da Saúde, Arthur Chioro.



Leia também

Repercute

"Junção de fóruns trará agilidade"

O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) afirmou que a extinção do Fórum de Brás Cubas e a unificação com o Fórum de Mogi das Cruzes trará mais agilidade para a Justiça do município.

Continue lendo...

Estações

Bertaiolli critica o atraso no início das obras da CPTM

O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) criticou a demora para o início das obras de reforma das estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) em Mogi das Cruzes.

Continue lendo...

Desapropriação

Críticas de vereador são rebatidas

Durante visita ao Hospital Municipal Prefeito Waldemar Costa Filho, em Brás Cubas, ontem, o prefeito Marco Bertaiolli (PSD) rebateu as críticas feitas pelo vereador Iduigues Ferreira Martins (PT) na última sessão da Câmara Municipal.

Continue lendo...

Beneficente

Diocese realiza 15º Festa do Seminário no domingo

A Diocese de Mogi das Cruzes realizará a 15º Festa do Seminário Diocesano do Sagrado Coração de Jesus, domingo (21), no sítio Tabor, na rodovia Pedro Eroles (Mogi-Dutra), km 42, em Mogi.

Continue lendo...

Capa do dia
Capa do dia

Google+

Publicidade