Edição 6637

Diretor Presidente
Sidney Antonio de Moraes
terça-feira
2 de junho de 2015

Edições anteriores

Região| Trata Brasil

Mogi descarta 60% da água tratada

Levantamento foi realizado levando em consideração dados de 2011 e 2012, Suzano e Itaquá estão no ranking

Publicada em 28/08/14

Divulgação

Mogi é a 6ª cidade em desperdício de água, revela o Trata Brasil

Fernanda Fernandes
Da redação

Três municípios do Alto Tietê estão entre as 100 cidades brasileiras que mais desperdiçaram água tratada no País em 2012. Entre eles, estão Suzano, Itaquaquecetuba e Mogi das Cruzes que é, inclusive, campeã da região, onde foi registrado um desperdício de mais de 60% da água, ocupando a 6ª posição no ranking nacional, segundo dados divulgados pelo Instituto Trata Brasil. As informações são referentes ao estudo realizado pelo Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento (SNIS), do Ministério das Cidades.

Os dados do estudo são referentes a perdas de água recorrentes de vazamentos, ligações clandestinas, erros de medição, fraudes e demais irregularidades, no qual levou em consideração os municípios com mais de 250 mil habitantes.

O desperdício chama a atenção diante da crise da água no Estado, devido a falta de chuvas e calor excessivo registrados nestes últimos meses, que está reduzindo o nível das represas. E para o Trata Brasil, os dados da pesquisa são o resultado da "pouca importância que tem sido dada a esse tema".

No município mogiano, a cada 10 litros de água produzido, seis eram perdidos. A cidade não evoluiu na redução de perdas de água entre 2011 e 2012, pois os índices apontam 0,01% de diferença neste período. No entanto, este ano, apresentou uma evolução, segundo dados do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae), pois o percentual de perda caiu para 52%.

Suzano e Itaquá
Além de Mogi, Suzano e Itaquaquecetuba também apresentaram índices preocupantes. O município suzanense ocupava o 17º lugar no ranking dos municípios que mais perdem água e em 2012 caiu 19 posições e passou para o 36º lugar. Foram desperdiçados 31,49% da água tratada que é distribuída no município.
Em Itaquá, 43,18% da distribuição foi perdida, segundo aponta o SNIS em 2012. A distribuição de água e saneamento desses municípios é operada pela Sabesp que destacou a redução do desperdício.

Segundo dados atuais, este ano, o índice de desperdício em Suzano caiu para 21,84% e Itaquá foi para 33,46%.



Leia também

Avião na represa

Contratado pelo valor de R$ 3,68 milhões pela Sabesp, o serviço que fará chover na região ainda não tem data para ocorrer.

Continue lendo...

Capa do dia
Capa do dia

Google+

Publicidade