Edição 6637

Diretor Presidente
Sidney Antonio de Moraes
terça-feira
2 de junho de 2015

Edições anteriores

Cidade| Trânsito

Prefeitura começa a multar motoristas que usam faixa exclusiva de ônibus

Punição para quem descumprir regra é autuação no valor de R$ 53,20 e três pontos na carteira de habilitação

Publicada em 28/08/14

Erick Paiatto

Quem usar faixa exclusiva será multado por agentes de trânsito

Noemia Alves
Da reportagem local

A Prefeitura de Mogi das Cruzes já começou a punir os motoristas que invadirem as faixas exclusivas para ônibus. De acordo com o secretário municipal de Transportes, Nobuo Aoki Xiol, há cerca de duas semanas, quem é flagrado dirigindo na faixa direita das avenidas Voluntário Fernando Pinheiro Franco e Fernando Costa e da rua Ipiranga recebe multa de R$ 53,20, além de três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
As autuações, que começaram a ser aplicadas de maneira discreta e sem aviso prévio, são de responsabilidade dos agentes de trânsito e de policiais militares.
De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, até o momento, foram aplicadas seis multas na rua Ipiranga. "As faixas existem desde o ano passado e a penalidade aos infratores começou há pouco tempo. São poucas multas aplicadas, até o momento, justamente porque mais de 95% dos motoristas são conscientes e respeitam a faixa. Além disso, são raros os momentos em que os agentes estão nessas regiões para fiscalizar as faixas. Quando eles aparecem, os motoristas infratores logo saem da faixa e aí fica mais difícil aplicar a multa", argumentou Xiol.
De acordo com secretário, "o maior objetivo da implantação é beneficiar os cerca de 130 mil passageiros que usam os ônibus que passam por esses corredores". O sistema conta com mais de 200 ônibus distribuídos em 69 linhas, que atendem 122 bairros.

Por outro lado, a avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco (Avenida dos Bancos) recebe, em média, 4.585 veículos, todos os dias. A rua Ipiranga, por sua vez, tem um fluxo diário de 3.285 veículos. O número de carros que passam todos os dias pela Fernando Costa não foi informado.
A equipe de reportagem do Mogi News esteve ontem pela manhã nas três vias que contam com faixas exclusivas para tráfego de coletivos e constatou que, apesar da sinalização, o desrespeito ainda é grande. Em dez minutos, cinco carros invadiram a pista exclusiva para coletivos na rua Ipiranga.
Cenário semelhante foi presenciado, mas em uma proporção menor, nas a-venidas Voluntário Fernando Pinheiro Franco e Fernando Costa. Para que não esteja sujeito à mul-ta, o motorista precisa a-cessar a pista destinada aos ônibus apenas em trechos com faixa pontilhada. Ao todo, são 2.637 metros de faixas exclusivas na cidade.



Leia também

Morre o corretor Antonio Medina

Um dos corretores de imóveis mais antigos e queridos de Mogi das Cruzes morreu ontem.

Continue lendo...

Parte do Largo do Rosário é interditada

O Largo do Rosário, no centro de Mogi das Cruzes, está parcialmente interditado para reforma.

Continue lendo...

Tratamento

Centro de Bem-Estar Animal será inaugurado no ano que vem em Mogi

O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) autorizou a realização das obras para a construção do Centro de Bem-Estar Animal, no distrito de César de Souza.

Continue lendo...

na sessão

Dano a material eleitoral é denunciado

Vereadores de Mogi das Cruzes que são candidatos a cargos de deputados denunciaram atos de vandalismo e depredação contra os materiais de campanha.

Continue lendo...

Capa do dia
Capa do dia

Google+

Publicidade