Edição 6637

Diretor Presidente
Sidney Antonio de Moraes
terça-feira
2 de junho de 2015

Edições anteriores

Variedades| artes plásticas

Pintora-copista ministra workshop em ateliê mogiano até 1º de agosto

Alejandra Cabrera-Astorquiza vem pela segunda vez à cidade e vai ensinar técnicas de pinturas de Caravaggio

Publicada em 27/07/14

Divulgação

Alejandra enxerga em seu trabalho como copista, uma possibilidade de aprofundar os estudos sobre as obras e os estilos de grandes artistas; uma prática apreciada em Paris

Jéssica Almeida
Da reportagem local

Após o sucesso de 2013, a pintora-copista Alejandra Cabrera-Astorquiza volta à Mogi das Cruzes para ministrar um novo workshop de pintura, a partir de amanhã até o dia 1º de agosto. As aulas serão em um ateliê no Alto do Ipiranga, localizado na Rua Gaspar Conqueiro, em Mogi.

O tema do curso deste ano é "Claro-escuro caravagesco", no qual serão trabalhadas técnicas de pintura à óleo sobre tela utilizadas por Caravaggio, além de dar aos participantes noções de técnicas utilizadas em períodos anteriores ao século XX, como a antiguidade, primitivismo, pré-renascimento, renascimento, barroco e pré-rafaelitas. A parte técnica, como quais as tintas, solventes e pinceis utilizados também serão objeto de estudo.
Alejandra Cabrera-Astorquiza é natural da cidade de Santiago, no Chile, mas adotou Paris como sua cidade no início dos anos 1980. Ela é formada nas faculdades de Belas Artes em Santiago, Metz e Paris, e durante quatros anos estudou com um mestre copista na Academie De La Grande Chaumière. Atualmente, trabalha como copista no Museu do Louvre, na capital francesa.

A pintora percebeu sua vocação para as artes plásticas ainda na infância, por meio de produções alternativas e de cursos. "Minha recordação mais distante é dos meus cursos de pintura na Escola de Belas Artes, em Santiago, aos seis anos de idade. Naquela época, descobri a plasticidade das cores e disso eu me recordo como se fosse hoje", afirma a artista.

O trabalho como copista é considerado por ela como uma oportunidade de estudar detalhadamente o estilo de cada artista, uma prática inclusive muito apreciada pela cultura parisiense. "Fiz um curso com um mestre copista com a ideia de me familiarizar com as técnicas antigas de pinturas e integrá-las à minha prática pictórica, mas acabei arrebatada pelo universo da cópia, a tal ponto de me tornar uma mestre copista", comenta.

A iniciativa de produzir uma segunda edição do workshop com Alejandra em Mogi das Cruzes, partiu do convite da advogada Ana Cristina Rafful, amiga pessoal da artista, além da insistência de participantes da edição do ano passado.

O workshop é voltado para o público adulto, e não é necessário ter participado do anterior para se inscrever. Basta ter vontade de descobrir ou se aperfeiçoar nas técnicas e conhecimentos sobre pinturas antigas.

A atividade terá início amanhã. O valor das inscrições variam de R$ 1.500 à R$ 2.800. Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails: contact@cabrera-astorquiza.com e dra.rafful@gmail.com.




Leia também

Teatro

"Caixa" está em cartaz na Oficina Cultural

A Oficina Cultural Oswald de Andrade, em São Paulo, recebe, entre amanhã e o dia 23 de agosto, o espetáculo "Caixa", com direção de Diego Moschkovich.

Continue lendo...

Filme

"Não Aceitamos Devoluções"

Valentin vive tranquilamente em Acapulco, no México, e seu lema de vida é curtir.

Continue lendo...

Foi Bem

A vontade

O desempenho de Mariana Lima, a Roberta de "O Rebu".

Continue lendo...

Capa do dia
Capa do dia

Google+

Publicidade