Luana Nogueira
Da reportagem local
Duzentos alunos do Centro Municipal de Programas Educacionais (Cempre) Benedito Ferreira Lopes, na Vila Lavínia, ganharão bolsas de estudos de idiomas. A iniciativa, que beneficiará os estudantes do 6º ao 9º ano, é uma doação da escola de idiomas online Altissia e contou com a participação do Consulado Geral da Bélgica em São Paulo. As crianças poderão ter acesso às aulas de inglês e espanhol no período de um ano. Todo o conteúdo dos cursos foi desenvolvido por professores da Universidade Católica de Louvain, uma das mais antigas e respeitadas universidades da Europa.
A ideia de oferecer as bolsas aos alunos mogianos surgiu do sócio-administrador da Altissia, Patrick Fidry que é belga, mas mora no Brasil há 30 anos, dos quais quatro em Mogi das Cruzes. "A partir do conteúdo acadêmico e pedagógico da universidade, adaptamos essa pedagogia para a plataforma online. É importante lembrar que acadêmica não quer dizer chata, pelo contrário, ela é tem muita animação. Existe um percurso de treinamento. Quando a pessoa entra na plataforma, ela faz um teste de nivelamento e recebe um percurso sugerido", esclareceu.
A plataforma na qual os estudantes terão acesso depois do período de férias foi colocada à disposição para testes da Secretaria Municipal de Educação. Uma das ferramentas que chamou a atenção é um recurso de identificação de voz que consegue corrigir a pronuncia dos alunos. "Essa parceria entre a Bélgica e Mogi é muito válida. O fundamental é a nova modalidade de ensino que estamos disponibilizando aos alunos. Além do aprendizado, eles terão contato com uma nova cultura em nossa rede municipal de ensino", destacou o prefeito Marco Bertaiolli (PSD).
Bertaiolli informou que o curso de idiomas online pode ser ampliado na cidade. "Estamos recebendo 200 bolsas que irão nos proporcionar grandes experiências. Dependendo do sucesso, que acredito que ocorrerá, no próximo ano, vamos ampliar isso para capacitar os professores da rede de municipal. São mais de 1.500 profissionais", afirmou. O cônsul geral da Bélgica, Didier Vanderhasselt, destacou a parceria. "A Bélgica tem grande tradição educacional. Temos um sistema de educação de alto nível e agora estabelecemos essa cooperação com Mogi", disse.
Cooperação
Em novembro, Bertaiolli visitará Bruxelas, capital da Bélgica, além de outras cidades do país. A ideia é consolidar parcerias com os belgas em diversas áreas. "Vou visitar durante uma semana a prefeitura de Bruxelas e outras cidades indicadas pelo cônsul. Podemos realizar cooperação com a cidade de Bruxelas em áreas específicas, como habitação ou coleta de lixo. Podemos encontrar alguma cidade para estabelecermos relação de irmandade, como ocorre com a cidade japonesa Toyama", destacou.