Edição 6637

Diretor Presidente
Sidney Antonio de Moraes
terça-feira
2 de junho de 2015

Edições anteriores

Variedades| Literatura

Marcelo de Lima lança livro baseado em cartas enviadas a diversos jornais

Na obra "Cidadão Alerta", o leitor confere a opinião do autor sobre assuntos divulgados diariamente nos impressos

Publicada em 20/04/14

Daniel Carvalho

Com 300 cartas publicadas em jornais, Marcelo de Lima Araújo planeja o lançamento de mais um livro com as suas opiniões

Gabriela Pasquale
Da reportagem local

"Quando leio uma notícia em um jornal e ela toca o meu coração, em seguida, sinto uma necessidade de escrever". Dita por Marcelo Lima de Araújo, esta frase define bem a rotina do escritor que tem o hábito de redigir opiniões sobre os fatos divulgados pelos veículos de comunicação para, em seguida, enviá-los a diversos jornais, como o Diário de São Paulo, Jornal da Tarde, O Globo, Mogi News, dentre outros. Partes dessas cartas integram o livro: "Cidadão Alerta - A Voz Combativa", que foi lançado na última terça-feira no Casarão do Carmo. A obra pode ser adquirida pela livraria virtual www.asabeca.com.br. Ele também é autor de "Cidadão Alerta -A Voz Atuante", lançado em 2012.
Nascido em Niterói, no Rio de Janeiro, Araújo reside em Mogi das Cruzes há três anos e, assim que decidiu trocar o calor carioca pela calmaria desta cidade do Alto Tietê, ingressou no projeto Entremeio Literário, que tem Carla Pozo como principal mentora. "Desde que comecei a fazer parte do Entremeio, a Carla tem sido uma grande incentivadora. Todas as terças-feiras, os apaixonados pela literatura se reúnem para a leitura de poemas, debates de ideias e conversas. É um espaço interessante para nos expressar", conta Araújo.

Além do estímulo de Carla, outra figura importante foi responsável por incentivar o escritor a se enveredar pelo universo da literatura: o seu pai Manoel Afonso, que exerceu a profissão de jornalista em uma revista. "Ele estava sempre lendo e escrevendo. Foi por meio dele que conheci as obras de Eça de Queiroz, escritor que, além de ser autor de clássicos, escreveu o conto ´Suave Milagre´, o meu preferido", relembra.
O escritor, que pretende publicar mais um livro daqui seis meses com mais 70 cartas, também é apaixonado por poesia. Nesse gênero literário, ele trata da sociedade e de Copacabana, cidade onde a sua esposa, Siomara, ainda mora. O casal, para manter a relação, faz o trajeto Mogi das Cruzes - Rio de Janeiro com frequência.

Espírito contestador
Com 300 cartas publicadas em diversos jornais, Araújo revela que os assuntos que mais ocasionam indignação, comoção e solidariedade ao próximo são os de injustiça social, desrespeito, educação e problemas do cotidiano. "Escrevo cartas diariamente e tenho ao menos uma publicada todas as semanas. Acredito que, ao expressar a minha opinião, começo a fazer a minha parte. Muitas pessoas quando as leem concordam e dizem que queriam ter a minha coragem. Às vezes até pedem para eu escrever, porém, só consigo fazer isso quando algo toca meu coração", comenta.
Por conta de seu espírito contestador, o escritor já recebeu e-mails elogiando e criticando a sua forma de se expressar. "As cartas têm repercutido bastante. Assim como recebo elogios, deparo-me com críticas. Já recebi um e-mail de um médico que discordou de um assunto que escrevi. Também teve um caso de um professor da Unesp, que elogiou o meu ponto de vista em outra ocasião", finaliza.



Leia também

Momentos

BOM DIA!

Bom dia! Bom dia mesmo aos que estão lendo a coluna agora.

Continue lendo...

Filmes

"O Turista"

Durante uma viagem de trem, um homem é abordado por uma mulher misteriosa que o convida para passar o fim de semana com ela.

Continue lendo...

Os Estagiários

Billy e Nick são vendedores cujas carreiras foram devastadas pela era digital.

Continue lendo...

"Mary e Max - Uma Amizade Diferente"

Uma história de amizade entre duas pessoas muito diferentes: Mary Dinkle, uma menina gordinha e solitária, de oito anos, que vive nos subúrbios de Melbourne, e Max Horovitz, um homem de 44 anos, obeso e judeu que vive com Síndrome de Asperger no caos de Nova York.

Continue lendo...

Capa do dia
Capa do dia

Google+

Publicidade