Júlia Guimarães
Da reportagem local
A Prefeitura de Mogi e o Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit) realizaram ontem a celebração de convênios para a construção de dois viadutos e a elaboração de projetos técnicos de outras dez transposições da linha férrea na cidade. A assinatura dos documentos é o primeiro passo para a solução de um dos principais problemas do tráfego do município, o congestionamento ocasionado pelo fechamento constante das cancelas nas passagens de nível. Os convênios custarão um total de R$ 24,8 milhões, que serão financiados em 90% pelo governo federal. A previsão é de que os processos licitatórios sejam lançados já neste mês de setembro. O principal convênio prevê a construção de dois viadutos, que custarão juntos R$ 19,850 milhões e exigirão uma contrapartida de 10% da Prefeitura (R$ 1,985 milhão). As obras deverão ser iniciadas simultaneamente ainda neste ano e a previsão de término é para janeiro de 2011. Um dos projetos fará a transposição da linha férrea em Jundiapeba e deverá ajudar a desafogar o complicado trânsito entre os municípios de Mogi e Suzano, uma vez que a intenção da Prefeitura é, futuramente, fazer a obra de continuação da avenida Guilherme Giorge, que fica paralela à linha. O projeto técnico deste viaduto já está pronto e atualmente passa por análise técnica do Dnit.
A segunda obra deverá ter proporções maiores e fará a ligação da avenida Cavalheiro Nami Jafet, na Vila Industrial, à rua Professor Flaviano de Melo, na Vila Rubens, passando por cima da avenida Governador Adhemar de Barros. Essa obra possibilitará o fechamento de uma segunda cancela, na rua Campos Sales, o que representará o fim das passagens de nível até a região central de Mogi. Todas as outras transposições necessárias também deverão ser realizadas futuramente, já que os respectivos projetos serão financiados pelo Dnit, conforme previsto no segundo convênio assinado ontem, no valor de R$ 4,950 milhões.
O prefeito Marco Bertaiolli informou que o projeto do viaduto da Nami Jafet também já foi concluído e entregue ao Dnit para aprovação. No entanto, ele afirmou que a planta ainda deverá ser alterada, já que as desapropriações previstas somam cerca de R$ 10 milhões. O assessor do Dnit, Frederico Augusto de Oliveira Dias, informou ao Mogi News que o convênio assinado não garante os recursos para as eventuais desapropriações necessárias para as obras. "O objeto do convênio, assegurado pela emenda ao orçamento da União, é apenas a construção dos viadutos sobre a linha férrea de Mogi das Cruzes. Caso a Prefeitura não tenha o recuso das desapropriações, terá de fazer novo pedido, que poderá ser objeto de outro convênio".